terça-feira, 5 de julho de 2016

Prosit! - Lobkowicz: Pilsen / Pilsener / Plzen… de verdade!


“Toda cerveja pilsen é leve e tem o mesmo gosto!” Felizmente não meu amigo! Nossas velhas conhecidas marcas comerciais, de um modo geral são melhor classificadas como American Lagers, bem diferente das Pilsens originais.

Oriunda da região da Bohemia, na República Tcheca, onde insatisfeito com a qualidade de sua cerveja ALE (cerveja de alta fermentação ou que fermenta em temperaturas mais altas, comum na época, normalmente cervejas mais fortes) Martin Stelzer, morador da cidade de Plzen,  contratou o jovem cervejeiro bávaro Josef Groll, para sua nova cervejaria, que ficaria em local estratégico, na beira do rio Radbuza com aquífero abundante e terreno em rocha de arenito, facilitando a construção dos túneis para armazenagem a frio.

Utilizando um método de fermentação não usual na época, denominado Lagering, fermentou em baixa temperatura a nova cerveja, resultando em 1842, numa cerveja dourada e extremamente limpa, a Pilsner Urquell, cerveja que serviu de referência no estilo Pilsener Tcheca/Bohemian Pilsener. Hoje vendida para o grupo SABMiller, não está sendo oficialmente importada.

A Lobkowikz não foge a regra, como uma Tcheca tradicional,  tem alta carbonatação e refrescância,  amargor um pouco menor que suas irmãs, mas ainda típico do lúpulo Saaz, uma cerveja “para se tomar litros” como disse um amigo.

Vai muito bem com frutos do mar, pratos levemente apimentados, pimentões salteados, saladas. Mas tente também trocar a comercial do seu churrasco, a experiência vai valer a pena.


Possui 4,7% de graduação alcoólica 

Prosit!



* Artigo de Matheus Muller

Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!







Nenhum comentário:

Postar um comentário