quarta-feira, 20 de julho de 2016

Prosit! - Evil Twin Yin & Yang – O Gêmeo do Mal das cervejas especiais!


Peculiar por natureza, a Evil Twin Brewing, surgiu da rixa entre dois irmãos, Mikkel Borg Bjergso, cervejeiro apaixonado pelo diferente, dono da mais famosa cervejaria cigana no mundo, a Mikkeller, e Jeppe Jarnit-Bjergso, gêmeo idêntico de Mikkel. Nasceram em Niva, pequena cidade ao norte de Copenhagen, criados desde os 8 anos somente por sua mãe após uma separação difícil, sempre foram extremamente unidos, e competitivos.

A paixão pela cerveja, comum aos irmãos, começou em viagem aos Estados Unidos, provando uma Rogue Dead Guy Ale (que tal?!). Retornando a Dinamarca iniciaram um grupo de estudos sobre as cervejas, em um mercado então dominado pela gigante Carlsberg. Em 2005 Jeppe abre uma loja de cervejas em Copenhagen, em 2006 Mikkel e seu amigo Kristian Keller começam a produzir cerveja artesanalmente, fundando a Mikkeller. Vendendo suas cervejas, Jeppe ajuda a alavancar a carreira do irmão. Em 2010, a Mikkeller abre um bar a alguns metros da loja de Jeppe, a parceria desmorona.

Logo após a abertura do bar de seu irmão, Jeppe muda-se para Nova York, e no Brooklyn decide agitar o mercado cervejeiro local fundando a Evil Twin Brewing  (Cervejaria Gêmeo do Mal). Mikkel, gêmeo nem tão do mal assim, mesmo dizendo que suas cervejas se baseiam no alto grau de drinkability, não se caracterizou por cervejas usuais, com receitas com pontos fora da curva e Imperial Stouts parrudas, a regra parece tentar sempre o extremo.


Incrivelmente, consegue resultados extremamente equilibrados, nesta Black e Tan, estilo nada tradicional que, na verdade, mistura duas cervejas já prontas, formando um novo e especifico liquido. Descrita também, neste caso específico por já estarem juntas e em uma composição específica, como uma Black IPA, esta Yin & Yang, originou-se da mistura de 33% Stout com 67% IPA. De coloração marrom escura, espuma bege e consistente, lembra muito uma pura Stout. No aroma há uma mistura espetacular de cítrico, tosta, chocolate, nozes, frutas secas e amarelas. No sabor um equilíbrio entre o lúpulo, que aparece logo no início e o café que se sobrepõe em um segundo momento, equilíbrio perfeito, duas cervejas em uma. Nem seu alto grau alcoólico foi capaz de sobressair as fortes características dos estilos. Vai muito bem com pratos fortes, apimentados, defumados, gordurosos e também com sobremesas caramelizadas.


Prosit!


* Artigo de Matheus Muller


Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário