quinta-feira, 7 de julho de 2016

Os crispies - textura crocante, sabor inigualável!


Crocantes, saborosos e de ótima harmonização os ingredientes preparados com esta técnica vão fazer você babar!


Na preparação dos meus pratos procuro usar uma mescla de texturas e sabores. Gosto de oportunizar aos comensais experiências diversas ao saborear o resultado desta mistura: doce, salgado, seco, molhado, macio e crocante. Tudo ao mesmo tempo! Um dos elementos que sempre me despertou atenção são os chamados crispies - originário do adjetivo inglês “crispy” que significa crocante, estaladiço, tostado. O crispie pode ser entendido como uma técnica para deixar algo crocante e com a textura semelhante a uma batata palha, quebradiço a primeira mordida. E são vários os ingredientes assim como os preparos para chegar ao resultado pretendido. Pode ser feito assado, frito ou chapado e a partir de verduras, queijos, cereais, legumes e mesmo carnes e peixes.

Um dos crispies que mais gosto são os de alho poró e os de couve chinesa! Harmonizam bem na decoração e complemento de qualquer prato e possuem um sabor inigualável. O preparo é fácil e exige muito pouco além de atenção e carinho. Basta lavar bem as folhas do maço de couve chinesa e secá-las com papel absorvente. Depois retirar o talo um por um aproveitando somente a folha. Juntar algumas destas e enrolar com as mãos, como de fosse um charuto e segurar firme para não abrir. Com uma faca bem afiada fatiar finamente. O crispie de couve deve ser feito frito, em óleo de girassol preferencialmente. 

Para isso basta aquecer bem 500ml do mesmo em uma panela pequena e levar a couve fatiada aos poucos, uns dois punhados de cada vez para fritar. Ao ser mergulhada no óleo quente a couve levantará forte borbulhas e assim que estas se acomodarem – cerca de 2 minutos após – a verdura estará no ponto ideal. Com uma escumadeira retirar e acomodar numa bandeja forrada de papel absorvente. Logo se perceberá sua cor e crocância – o crispie estará pronto - basta temperar com uma pitada de sal e levar ao prato que o aguarda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário