sexta-feira, 29 de julho de 2016

Prosit! - Fantôme Magic Ghost – A cerveja verde da fazenda

O mundo da cerveja é tão fascinante, pois a cada dia nos mostra fatos e histórias peculiares e exóticas que, de inicio, custamos a acreditar mas, muitas vezes, ao provar o resultado final, torna uma experiência simples de tomar uma cerveja em algo extraordinário.

Peculiar, exótica e tradicional, a Fantôme pode ser resumida nestas três características. Trata-se de uma cervejaria que representa muito bem um dos estilos mais tradicionais belgas, a Saison. Estilo que por ser muito amplo, permite encontrar exemplares escuros e claros, com graduação alcóolica de 4% a 8%, em sua maioria com final seco e picante, e todos tem na adição de temperos uma característica fundamental, muitas vezes até exageradamente.

Produzidas inicialmente em pequenas fazendas para ser servida aos agricultores, ficou conhecida por Farmhouse Ale ou Cerveja da Fazenda. No caso da Brasserie Fantôme não é diferente, produzida em um pequeno vilarejo no sul da Bélgica, tem pouca capacidade de produção anual, com rótulos que lembram desenhos de jardim de infância a antigos rótulos já desbotados com o tempo. Muitas vezes pode passar despercebida na prateleira, mas procure bem, se achar um exemplar compre! Não adianta ler o rótulo, normalmente estas cervejas não descreverem quais temperos irá encontrar, ai está a graça da experiência.

A percepção destas cervejas é algo muito pessoal e particular, com aromas de feno, estrebaria, grama molhada... Sim!  Você não leu errado, por serem extremamente rústicas, este tipo de aroma peculiar é comum ao estilo, principalmente nesta cervejaria que é uma das mais ousadas da Bélgica.  A Magic Ghost impressiona de cara com sua coloração verde, e antes que pergunte, não é corante, pelo menos não artificial, a coloração se dá pelo uso de temperos específicos, um deles é o chá verde. Este fantasma mágico tem forte aroma cítrico e herbáceo de chá verde e especiarias. No gosto encontramos gengibre, chá verde, menta, leve acidez e picância com uma sensação final de frescor e muito herbáceo. 

Pela alta quantidade de temperos vai muito bem com queijos macios como brie e camembert, e também com saladas ou uma bela massa ao pesto.


Possui 8% de graduação alcoólica 

E lembre-se: se beber, não dirija!

Prosit!


* artigo de Matheus Muller


Você encontra esta e dezenas de rótulos de cervejas especiais além de cortes de carne premium das raças Angus e Hereford, complementos, molhos, geleias e especiarias na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário