segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O cardamomo


O cardamomo (Elettaria Cardamomum) tem sua origem datada no ano de 700 d.C., na Índia meridional, e de lá espraiou-se para a Europa, em meados de 1200. São plantas nativas das florestas húmidas do sul da Índia, do Sri Lanka, Malásia, Tailândia e América Central.

 
A planta é da família do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas em pó ou em óleo com sabor picante. As sementes de cardamomo são consumidas no café nos países árabes e na Índia, na mistura de condimentos usada para temperar pratos. Pode ser aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores, além de ser usada como tempero em molhos e cozidos. Também é comum encontra-lo no Brasil, principalmente a sua planta, em locais mais úmidos, com seus cachos floridos lindos e convidativos.
 
É fácil prepara-lo para o uso, basta colher o cacho da flor, deixa-la secar e depois abrir uma por uma as pétalas e extrair a semente, muito aromática e saborosa. O aroma e sabor lembram um limão siciliano com gengibre, pois possui um sabor intenso e levemente apimentado.
 
A semente dessa planta da família do gengibre, de folhas grandes e flores brancas, era mascada pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes. Posteriormente, suas propriedades terapêuticas foram descobertas e ele passou a fazer parte do arsenal de produtos naturais voltados à saúde.
 
O cardamomo tem efeito digestivo, antisséptico, diurético, laxante e expectorante – uma boa opção para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados nessa época do ano, quando o índice dessas doenças aumenta.
 
Na medicina chinesa, o ingrediente é utilizado contra problemas do aparelho digestivo, como a dor de estômago, náuseas e vômitos e no Oriente, ganhou a fama de ser afrodisíaco, por isso é inserido no café de modo a compensar o efeito da cafeína, que baixaria a libido, segundo a crença local.

19 comentários:

  1. Cardamomo é também chamada de colônia?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Acho que este da foto é o Falso Cardamomo. Não é desse que vem o tempero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, grato pela contribuição, sim, também usado como tempero e correto também a expressão falso cardamomo!

      Excluir
  3. Olá
    Acho que esse é o falso cardamomo. Não é daí que sai o tempero .

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ambos são cardamomo, um bem mais utilizado pelas sementes duras e recheadas constante nas vagens da flor e outro comumente encontrado em vários lugares pelo Brasil afora, com vagens mais suaves e macias. Grato pela colaboração!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei essa flor aqui no Bairro Humaita, em Porto Alegre, colhi um ramo da flor e deixarei secar. Muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, saberia me dizer onde no Humaita? Tenho interesse!

      Excluir
    2. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Obrigado e continue interagindo!

      Excluir
  6. Eu tenho este cardamomo, ele é muito lindo,adoro as flores, enfeito a minha casa e faso chá, e muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Além de lindo serve para várias utilidades!

      Excluir
  7. Quero conseguir uma muda do falso cardamomo. Para usar como antidepressivo. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Creio que vc encontre em floriculturas.

      Excluir
    2. Eu tenho, moro em Paty do Alferes

      Excluir
  8. Eu adoro comsumo no chimarrão tem sabor suave Adoro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Ótimo, também se usa muito em cafés!

      Excluir