quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Uma massa mitológica!


Diz a lenda que o tortellini surgiu para homenagear o umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza!
 
      
         Seguidamente tortellini e capelleti são confundidos pelos apreciadores da boa cozinha, mas diferenciam-se principalmente pelo tamanho, pela espessura da massa e pelo recheio, pois o primeiro é menor e tem a massa mais fina do que o segundo. Além disso, dizem que o tortellini é mais antigo que o capelleti, teve sua origem no século XII. Mas ambos são típicas receitas da Emília-Romanha, na região setentrional da Itália. A etimologia do nome sugere que tortellini advenha de "turtellus", um alimento típico nos antigos monastérios que por sua vez derivaria de "tortula", pão rústico salgado e recheado, conhecido desde há quase dois mil anos. Mas reza a lenda que a massa nasceu na localidade de Castelfranco Emilia, na estrada que liga Bolonha a Modena, inspirada no umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza. E foi inspirado neste umbigo que apresento a receita da Salada de Tortellini ao Pesto e Aspargos
 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de tortellini de queijo
200g de aspargos verdes frescos
50 ml de molho pesto
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra- virgem
50g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Folhas de manjericão
Pimenta preta moída na hora a gosto

Preparo:
Cortar os aspargos removendo as suas pontas duras e cortá-los pela metade. Branquear os aspargos colocando-os em uma panela de água fervente por cerca de 2 minutos. Escorrer e leva-los em seguida a uma tigela com água gelada para parar o cozimento. Reservar. Cozinhar o tortellini em água fervente, conforme o tempo previsto na embalagem. Escorrer e juntar o pesto no tortellini ainda quente. Adicionar o azeite de oliva, o queijo parmesão, sal e pimenta e misturar delicadamente. Adicionar os aspargos e misturar. Levar à geladeira por algumas horas antes de servir. Regar com um toque de azeite de oliva, decorar com manjericão e servir.

Você sabia:
 
Segundo o imaginário popular, entretanto, seria mais antigo. Muitos italianos acreditam que o tortellini nasceu em tempos mitológicos. Reza a lenda que no fim do século 18, um engenheiro chamado Giuseppe Ceri disse que a massa nasceu na localidade de Castelfranco Emilia, na estrada que liga Bolonha a Modena, inspirada no umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza. Após uma noite de amor a três, da qual participaram Baco, deus do vinho e da embriaguez, e Marte, deus da guerra, ela acordou sozinha. Acreditando ter sido abandonada, chamou o dono da hospedagem para saber se os parceiros haviam partido. Sua nudez extasiou o homem, que desceu à cozinha e fez uma massa reproduzindo o divino umbigo. Uma história parecida, com outros personagens, fala de um taverneiro que espiou uma bela mulher pelo buraco da fechadura. Igualmente deslumbrado, homenageou o umbigo feminino com uma massa recheada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário