segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Tudo sobre a Avaliação Nacional de Vinhos - safra 2013


O vinho brasileiro deixou de ter espinhas no rosto e gênio indócil e adquiriu, literalmente, nesta 21ª. Avaliação Nacional de Vinhos safra 2013, a sua maioridade!
 
          A maior avaliação de vinhos do mundo – que reuniu 850 pessoas para análise técnica de vinhos – apresentou os resultados da safra 2013 do vinho brasileiro, neste sábado, 28 de setembro nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Depois de semanas de trabalho, especialistas de vários países uniram-se ao público recorde entre todas as edições para conhecerem, antecipadamente, o que o consumidor irá encontrar desarrolhando as garrafas neste ano e atribuírem as suas percepções aos vinhos apresentados.     

         
         Mesmo com a safra de vinhos deste ano não sendo uniforme em todo o Brasil por conta das diferenças climáticas – o próprio RS com suas diversas regiões produtoras foi afetado - as 16 amostras de vinhos selecionadas entre os 30% mais representativos desta safra se apresentaram muito parelhas nas avaliações feitas percebendo notas mínimas de 88 pontos e máximas de 90 na atribuição dada pela seleção de enólogos. Isso demonstra um amadurecimento na elaboração de nosso vinho e um belo trabalho dos enólogos responsáveis em extrair o máximo da safra e levar ao cliente final um produto de qualidade.

         
         Chamou-me atenção o ótimo Chardonnay da Góes & Venturini, de Flores da Cunha, um branco vigoroso, com ótimo aroma (muita fruta branca e mineralidade), com ampla persistência e untuoso em boca. Foi comentado pelo jornalista e editor alemão Eckhard Supp que atribui a maior nota entre os vinhos da amostra, com 93 pontos. Também gostei do excelente Merlot da Bueno Bella Vista Estate, da Região da Campanha, com muita fruta madura, potente, equilibrado em boca e com taninos salientes.      

         
         Também deu origem a comentários positivos a diversidade de castas elegidas que deram origem aos 16 vinhos mais representativos. Viu-se entre os tradicionais brancos, um Sauvignon Blanc e entre os tintos, Malbec, Marselan e Teroldegos. Interessante a ausência de Pinot Noir e Tannat (este em 2012 muito presente) neste ano, o que pode sugerir que os vinhos desta safra não tenham impressionado os avaliadores ou então que tiveram poucas amostras concorrendo.   
          Luciano Vian, presidente da ABE, falou sobre o esforço dedicado feito pela enólogos para surpreender o consumidor a cada safra apresentados na Avaliação: “Os vinhos que estarão no mercado nos próximos anos já despontam na Avaliação”. Também frisou em seu discurso de abertura as dificuldades enfrentadas pelas vinícolas como a alta carga de impostos, o aumento de custos e adequação a legislação.
 

Luciano Vian, presidente da ABE


          Irineu Fernando Guarnier Filho e o chileno Mario Geisse receberam o Troféu Vitis 2013, na categoria  Amigo do Vinho e Enológico, respectivamente, por suas contribuições - um focado na imprensa e outro na elaboração - ao setor vitivinicola brasileiro. Ao final do evento todos foram surpreendidos com o show de Renato Borghetti.

850 avaliadores na edição 2013 - um recorde (foto: Gilmar Gomes)

        
         Mais uma vez a grandiosidade foi a palavra que resumiu o evento em 2013, pois além do recorde de público, foi marcada pela excelência dos vinhos degustados, pelo alto nível da mesa de comentaristas de diversas partes do mundo e pela ótima expectativa com relação ao produto final envasado nesta safra.

         Segue a relação dos 16 vinhos Mais Representativos da Safra 2013:

 
Categoria: Vinho Base Para Espumante

1. Vinho Base Espumante – Chardonnay – Casa Valduga
2. Vinho Base Espumante – Riesling Itálico / Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil
3. Vinho Base Espumante - Pinot Noir – Vinícola Geisse

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

4. Riesling Itálico – Cooperativa Vinícola Aurora
5. Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança
6. Chardonnay – Luiz Argenta Vinhos Finos
7. Chardonnay – Vinícola Góes e Venturini

Categoria: Branco Fino Seco Aromático

8. Sauvignon Blanc – Vinícola Miolo

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

9. Cabernet Franc – Vinícola Salton

Categoria: Tinto Fino Seco

10. Teroldego – Vinícola Monte Rosário – Vinhos Rotava
11. Teroldego – Vinícola Don Guerino
12. Merlot – Vinícola Perini
13. Merlot - Bueno Bellavista Estate
14. Malbec – Vinícola Almaúnica
15. Marselan – Vinícola Dom Cândido
16. Cabernet Sauvignon – Rasip Agropastoril

 
Rapidinhas dos corredores:
 


> Eumar Viapiana esta entusiasmado com a Copa no Mundo no Brasil e com a visibilidade que o vinho brasileiro terá.
> Joarez Valduga da Aprovale comentou sobre a importância do projeto do vinho coletivo do Vale dos Vinhedos trazendo valor agregado e imagem única do Vale.
> O Vale dos Vinhedos passou a ser o segundo polo turístico do RS.
> Os ingressos para a ANV deste ano se esgotaram em apenas 2 horas.
> Em 2013 o vinho brasileiro ganhou 3 mil prêmios internacionais mostrando a ascensão do vinho nacional nos mercados interno e externo.

A Avaliação:

         A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, é organizada pela ABE – Associação Brasileira de Enologia – e neste ano, 309 amostras de vinhos de 6 estados diferentes foram encaminhadas aos avaliadores – um plantel de 120 enólogos brasileiros - que escolheram os 30% representativos da safra. As impressões da safra 2013 das 16 principais amostras foram  compartilhadas por um público de mais de oitocentos avaliadores, enólogos, amantes do vinho, jornalistas e por especialistas de vários países, entre os quais Alemanha, Austrália, Canadá, Chile e Itália. Os vinhos foram selecionados entre os 30% representativos da safra, ou seja, 93 das 309 amostras. Depois de cada amostra degustada, cada participante deu a sua nota e assinalou seus comentários na ficha de degustação com - logo em seguida - o comentário do vinho por um dos 16 especialistas. O resultado refletiu a análise feita pelo corpo de enólogos, que degustaram as amostras durante o mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição responsável pela coordenação técnica do evento.

Da avaliação de seleção:

         Os vinhos foram avaliados em 8 sessões, entre os dias 20 a 29 de agosto de 2013, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, sempre às 9:30 h. Participaram da avaliação 120 enólogos, todos com experiência em degustação, divididos em 8 grupos (2 sessões/ grupo), com cerca de 15 degustadores/cada sessão. As amostras foram degustadas às cegas, informando-se aos degustadores somente a categoria (grupo) do vinho – sem mencionar o nome da variedade.  Diariamente eram degustadas, aproximadamente, 23 amostras por grupo.  Foi empregada a ficha da O.I.V e União Internacional dos Enólogos, a qual atribui notas em uma escala de 0 a 100 pontos. Para a composição da nota final foram consideradas um total de 10 variáveis, associadas ao Aspecto (Limpidez, Tonalidade), Olfato (Intensidade, Nitidez, Qualidade), Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade, Persistência) e Avaliação Global. Os vinhos foram servidos nas temperaturas de 10oC (brancos e base para espumantes), 17oC (tintos). A seleção dos 30% melhores vinhos, correspondente a cada categoria, foi feita de acordo com a mediana; para desempate, a média aritmética seguida pelo desvio padrão. Importante salientar que as notas finais de cada vinho foram obtidas a partir do cálculo de 13 a 15 notas (conforme o grupo), o que atribui uma excelente robustez aos resultados. Foi empregado o sistema computadorizado de coleta de dados, com processamento e emissão de relatórios.

115 alunos de Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e de Enoturismo da Fisul serviram as amostras (foto: Gilmar Gomes)

Mesa reuniu comentaristas de seis países (foto: Gilmar Gomes)
Mario Geisse recebeu o Troféu Vittis - categoria Enológico
Comentaristas nacionais e internacionais teceram elogios a maturidade do vinho brasileiro 
Produtores condecorados entre os 30% mais representativos    
Jornalistas Irineu Fernando Guarnier Filho e Silvia Mascela da Rosa - homenageados com o Troféu Vittis - categoria Amigo do Vinho - ele neste ano, ela em 2012
Renato Borghetti Fez o show de encerramento
   
Este colunista participou a convite da ABE – Associação Brasileira de Enologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário