quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Oktoberfest 2013


Santa Cruz do Sul já está preparada para receber a terceira maior festa germânica do mundo, que já iniciou!
 


         Mais de quatrocentos mil visitantes são esperados no Parque da Oktoberfest - no centro da cidade, numa área de 14 hectares, que acomoda diversões pavilhões, vila típica, parque infantil, ginásio, espaço para shows e exposições variadas - entre os dias 2 e 13 de outubro, na 29ª. edição da maior festa germânica do Rio Grande do Sul. Os visitantes esperam encontrar muita comida típica, chope, festa e alegria. A belíssima cidade aposta no forte apelo da tradição germânica como principal ingrediente oferecido ao turista.   
       
Soberanas da 29a. edição
         Este ano até mesmo as tradicionais provas germânicas estão abrigadas das intempéries, pois ocorrerão dentro das instalações do Clube 25 de Julho, junto ao Parque. Novamente a Oktoberfest  traz uma beleza única a cidade de 120 mil habitantes e uma das maiores economias do RS, com ruas centrais enfeitadas, trajes típicos, sorriso nos rostos e muita gente bonita girando pelos pavilhões.
Os shows:
 

         Confira a relação dos shows nacionais:
Dia 4 – Naldo
Dia 6 – Luan Santana
Dia 11 – O Rappa
Dia 13 – Latino
 
Arena de shows montada abriga 10 mil pessoas 
Luan Santana e Naldo são shows confirmados

 
Os desfiles temáticos:
         Anualmente acontecem três desfiles, sendo um deles noturno, pelas ruas da cidade. Este ano será na quarta-feira, dia 9, às 20h. Os outros, ocorrerão nos domingos dia 6 e 13, às 10h.  Os desfiles temáticos da Oktoberfest pela rua Marechal Floriano, a rua principal da cidade e chamada de “túnel verde” e decorada a rigor, reúnem mais de 30 mil pessoas de todo o Brasil que acompanham os carros alegóricos, entidades e carros de chope.
Cerca de 30 mil pessoas acompanham os desfiles 

Criatividade é a marca registrada
 
 
A Gastronomia:
         Quem já não provou um pouquinho da culinária típica alemã? Na Oktoberfest a gastronomia desperta a curiosidade e o apetite dos visitantes, onde dezenas de estabelecimentos servem desde a tradicional cuca com linguiça até os pratos da tradicional cozinha alemã, entre os quais  o Eisbein, o Kassler e o Kartoffelklösse.
Este ano a novidade são os chopes Boehmia Imperial e Spaten. E para aqueles que desejam fazer uma imersão mais detalhada no meio gastronômico germânico haverá aulas e wokshops com renomados chefs numa parceria com o SENAC – RS. As aulas gratuitas serão oferecidas diariamente aos visitantes, na estrutura montada junto ao Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest. No dia 3 e 4, as receitas serão elaboradas pelo chef  Bryan Chaplin; dias 5 e 6 por Mamadou Abdoul Sène; dia 7, pela culinarista santa-cruzense Gilda Rauber; dias 8 e 9 pelo chef Gustavo Ruffato; dias 10 e 11 pelo chef Charlie Colonetti, vencedor do Super Chef 2011 do Programa Mais Você, da Rede Globo; e dias 12 e 13 de outubro, pelo professor André Damin. Já a harmonização de pratos com cerveja será apresentada pela sommelier Alinne Bernd nos dias 5 e 6 de outubro. Acompanhe algumas das receitas que serão ensinadas:
Marreco desfiado com purê de maça com o chef Bryan Chaplin
Magret com compota de cebola roxa com o chef Bryan Chaplin
Goulash – Spatzle – Gootterpeise com o chef Mamadou Abdoul Sène
Harmonização de pratos com cerveja com a sommelier Alinne Bernd
Sopa Cremosa de cebola com o chef Charlie Colonetti
Escondidinho de Pato com o chef Gustavo Ruffato
 
A Feirasul:
 
Dezenas de expositores se espalham pelos pavilhões do parque


         Junto com a Oktoberfest ocorre a Feirasul, feira de negócios que oportuniza diversas opções em vestuário, equipamentos, veículos e serviços. A Feirasul ocorre simultaneamente com os horários do parque.  
 
Festa & Festa:

Presença feminina embeleza a Festa da Alegria
Brahma Haus é certeza de agito
 
          Os baladeiros este ano contam com uma mega-estrutura montada para desfrutarem, pois a Brahma Haus – marca patrocinadora máster da festa – mudou de local e está instalada no Ginásio Poliesportivo, levando muita música típica, sertaneja, forró e eletrônica aos presentes com músicos, DJ’s e ainda com a presença de celebridades nacionais. A festa continua nos lonões – já que os bailes típicos que ocorrem dentro do Pavilhão Central – embalados por bandinhas locais que tocam até o amanhecer, reunindo milhares de pessoas. A música vai garantir a animação e a alegria da 29ª Oktoberfest, que inicia na próxima quarta-feira, 2, e se estende até 13 de outubro. Ao todo, serão mais 300 horas de bailes, com 35 bandas contratadas para apresentações no Pórtico, Lonão e Pavilhão Central.
 
Fritz e Frida:

        
          Os bonecos são o cartão de visitas da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Até mesmo as crianças reconhecem os personagens-símbolos da Festa da Alegria que transmitem toda a magia do evento. Vestidos com trajes típicos desfilam pela cidade animando os turistas e são as figuras mais fotografadas de toda a festa.
 
O chope:
 

Produzido há pelo menos 5.400 anos pelos sumérios. Nessa mesma época, o chope era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as egípcias, que acreditavam em seus poderes de rejuvenescimento. Na Idade Média, o chope passou a ser produzido nos mosteiros. Foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor conhecidos hoje. Em Pilsen, uma cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros deram uma contribuição fundamental com a descoberta da baixa fermentação. Depois dela, o chope passou a ter uma cor clara, um sabor mais suave e maior duração para o consumo. Estudos publicados por Louis Pasteur em 1876 sobre fermentação de microrganismos resultaram na pasteurização, que é a diferença básica entre cerveja e chope. Antes disso, não havia diferença entre esses produtos já que ambos eram crus.

Santa Cruz do Sul:
 


          O município de Santa Cruz do Sul completou 135 em 2013 e é modelo de desenvolvimento humano e social. É a oitava economia do estado e possui uma das maiores rendas per capita do Brasil. Colonizado por alemães no século XIX cultua as tradições e o folclore germânico sendo palco da terceira maior festa germânica fora da Alemanha no mundo, a Oktoberfest, que atrai anualmente milhares de turistas para a cidade. Possui 120 mil habitantes e está localizado bem ao centro do Rio Grande do Sul, distante 150km de Porto Alegre.
 
Serviço:
29ª Oktoberfest e Feirasul –  Parque da Oktoberfest – centro - Santa Cruz do Sul
De 2 até  13 de outubro
Durante a semana abertura às 14 horas e sábado e domingo às 10 horas.

Prosit!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário