quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O ossobuco!


Um clássico italiano na receita de hoje!

“Oss bus” significa “osso com buraco” no dialeto milanês, da Itália, lugar de origem do ossobuco, um prato clássico italiano. Em Milão, o ossobuco é um dos pratos mais apreciados da cozinha local servido quase sempre na companhia de risoto milanês. Há registros do consumo de ossobuco entre os milaneses desde 1700. Originalmente, lá ele é preparado em um cozido profundo e demorado, enriquecido com azeite, legumes, vinho e ervas. É um corte bovino de músculo da parte inferior da perna com osso e com tutano ao meio que ao ser cozido lentamente fica tenro e macio. A seguir saiba como preparar o Ossobuco! 


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

2 kg de ossobuco (cerca de 6 fatias)
1 cenoura grande descascada
2 cebolas médias picadas
1 kg de tomates sem pele e sem sementes picados
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de manjericão
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara de chá de caldo de carne
2 xícaras de chá de vinho branco seco
Meia taça de vinho tinto seco
Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Tempere com sal e pimenta as fatias de ossobuco. Passe cada peça na farinha de trigo e numa panela aquecida com a manteiga com o azeite frite as fatias de ossobuco, aos poucos, até que dourem de todos os lados. Retire da panela e reserve. Na mesma panela refogue por cerca de 15 minutos a cenoura, o alho e a cebola com a panela tampada. Junte as peças de ossobuco e o manjericão. Some o extrato de tomate, o caldo de carne, os tomates e o vinho branco e se necessário, acrescente água o suficiente para que a carne fique coberta. Deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo, junte o vinho tinto e deixe que cozinhe até a carne ficar macia o que pode levar cerca de 1 hora. Assim que chegar na maciez desejada, retire a carne e sirva com o molho acompanhada de risoto milanês, polenta mole ou purê de batatas e claro, com a gremolata!

Você sabia?



A pasta chamada “gremolata” é ideal para acompanhar o ossobuco. É elaborada misturando salsa, alho e raspas de limão que ressalta ainda mais os sabores e aromas da carne. Traz um toque de limão aos pratos, sendo uma escolha deliciosa para cobrir a carne. Mas é claro, você pode usá-lo para outros pratos de acordo com o seu paladar. Além disso, ele é muito fácil, rápido e simples de fazer, sendo uma alternativa para emergências. Tudo o que você precisa é uma xícara de salsinha fresca picada bem fina, três dentes de alhos picados bem finos, e as raspas da casca de dois limões, de preferência, siciliano. Misture bem esses três ingredientes em um recipiente e sirva sobre o seu prato. Além do sabor, o gremolata também decora muito bem a refeição! 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário