quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O barreado!



Preparar o barreado é muito fácil, basta paciência e freio na fome!

O barreado é o maior representante da culinária paranaense. Elaborado com corte de segunda (paleta, patinho ou coxão duro), cominho e toucinho, o prato é cozido por horas na panela de barro, vedada por uma massa feita com farinha de mandioca e água. Quando pronto, é servido com farinha de mandioca e banana, para completar a fartura.  Confira a receita!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de carne de paleta bovina sem osso
150 g de bacon picado
2 dentes de alho picados
1 cebola cortada em fatias finas
Pitadas de cominho moído
1 folha de louro
Pimenta preta moída e sal a gosto
Para a vedação da panela:
150 g de farinha de mandioca
20 g de farinha de trigo
Água fria

Preparo:

Corte a carne em cubos de cerca de 5 cm e a cebola em rodelas. Tempere a carne com alho, sal, pimenta e cominho. Numa panela, que pode ser de alumínio ou barro, coloque uma camada de carne, depois uma camada de cebola e depois a de bacon, e assim sucessivamente, sendo que a última camada deve ser de bacon. O louro deve ser colocado entre as camadas. Coloque água fria até a altura da última camada. Se a panela for de alumínio deve-se amarrar a tampa com uma cordinha para ficar bem firme. Antes de levar ao fogo, fazer a “barreação”, isto é, a vedação da panela: com a farinha de mandioca, a farinha de trigo e a água fria preparar uma espécie de massa que deve ficar espessa e aderir firmemente à panela. Com esta massa cobrir toda a superfície ao redor da tampa, numa espessura de uns 4 cm. Com o calor do fogo, essa massa se transformará quase num cimento, vedando totalmente a panela. Reservar um pouco de massa para cobrir os furos que o vapor fará na vedação durante o cozimento. Levar a panela ao fogo forte por 2 horas ou até ferver (percebe-se isto quando o vapor começa a furar a massa de vedação). A partir da fervura, deixar a panela em fogo baixo por cerca de 6 a horas. Depois de pronto deixar descansar por cerca de 8 horas. Pouco antes de servir, abra a panela e retire a camada de bacon que ficou por cima, amasse-a e devolva à panela. A carne estará totalmente macia e em forma desfiada. Coloque tudo para ferver novamente, sem a vedação, e o barreado está pronto. A maneira de servir também é importante: num prato fundo, coloca-se a farinha de mandioca e despeja-se o barreado em cima, bem quente, com o caldo de cozimento e mistura-se bem, fazendo um pirão e é acompanhado de banana.

Você sabia?


De origem portuguesa, o icônico prato paranaense vem do Litoral, originário dos sítios dos pescadores, há mais de 200 anos atrás. Era preparado pelos caboclos e pescadores durante as festividades do carnaval, ou servir os tropeiros de passagem pela região, ou ainda para alimentar quem participava dos mutirões para construção de espaços públicos. O barreado segue o ritual de cozinhar a carne por muitas horas numa panela de barro lacrada com farinha para evitar que o vapor escape e o cozido seque depressa, vem o nome barreado, uma contribuição dos açorianos, que deu nome ao prato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário