terça-feira, 13 de agosto de 2019

Tinedo Ja! 2017 - deliciosamente orgânico!


Os vinhos orgânicos estão cada vez mais tendo visibilidade no mercado mundial e muitos produtores estimam que seja uma tendência promissora e que irá alterar a forma como nos relacionamos com o vinho. Vinho orgânico é aquele que é produzido sem o uso de agrotóxicos (leia-se pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos) que são substituídos por compostos orgânicos e pelo uso de animais que são predadores naturais de alguns insetos e pragas. Na elaboração se utiliza procedimentos de vinificação somente naturais da uva, descartando leveduras de laboratório, microoxigenção e outros manejos. Um dos principais objetivos do cultivo orgânico é dar a luz a um vinho o mais puro e saudável possível. A produção de vinhos orgânicos representa, hoje, cerca de 4% da fabricação mundial da bebida. Foram os americanos naturalistas da Califórnia produziram os primeiros vinhos orgânicos do mundo na década de 60. Após 30 anos, os europeus também passaram a fabricá-los. No Brasil há quase 10 anos já são encontrados e a produção e consumo só aumentam. 

Um destes vinhos orgânicos provei esta semana, trata-se do espanhol Tinedo Ja! 2017 produzido com uvas 100% Tempranillo. Possui cor rubi escuro com ótimo brilho. Ao nariz ataque inicial alcoólico, depois abre os aromas com amora, cereja, groselha, alcaçuz, canela e pimenta. Boca redonda, fruta farta, boa estrutura, excelente retrogosto e final longo. Fácil e saboroso de beber.

Amadurece por 1 ano em tanques de concreto sem revestimento e possui breve passagem por carvalho.

Vai bem com carnes vermelhas grelhadas, risoto de cordeiro, massa à carbonara eentre outras e queijos de média cura.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 e 18oC.

Você encontra os vinhos Tinedo na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário