quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Almaúnica Cabernet Franc 2018


Nesta semana tivemos oportunidade de receber como convidado na Confraria do Sagu o enólogo Márcio Brandelli - leia-se Vinícola Almaúnica de Bento Gonçalves. Foram vários os vinhos degustados na noite, praticamente a maior parte do portfólio da vinícola. Logo na recepção foi servido o espumante o Almaúnica Brut Nature que passa 48 meses em autólise, estruturado, seco e volumoso com passagem de 18 meses em barrica de carvalho francês. Em seguida veio o Chardonnay também barricado Parte 2, outro branco potente, dourado e com abacaxi bem marcante em boca. Depois vieram na sequência os vinhos da linha Reserva Pinot Noir, Malbec, Syrah e Merlot e Cabernet Franc. Então os da linha premium 4 Castas (um corte de 4 varietais), Syrah S8 e o ainda não lançado Corte Bordalês que está estagiando em barrica mas que já deu mostras de que será o mais icônico filho desta vinícola.  

Entre tantos bons vinhos degustados o eleito “o vinho da noite” pela confraria com 50% dos votos foi o Almaúnica Cabernet Franc 2018, um vinho de cor rubi violáceo, denso, turvo e brilhante. Advém de vinhedos de Quaraí na campanha gaúcha.  Ao nariz uma explosão de frutas vermelhas e negras com framboesa, cereja, tostado e chocolate pela passagem de 15 meses em barricas francesas de primeiro uso. Em boca um vinho pronto, de ótimo corpo, taninos redondos e polidos, equilibrado e com ampla persistência.    

Harmonizou muito bem com ossobuco e purê de mandioquinha servido.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 e 18oC.

Você encontra os vinhos Almaúnica na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário