quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Inscrições para o público na Avaliação Nacional de Vinhos abrem dia 4 de setembro


Maior degustação de vinhos do mundo é no Brasil e atrai mil apreciadores



Às 9h do dia 4 de setembro será dada a largada para centenas de apreciadores de vinhos que desejam viver uma das experiências mais incríveis do mundo: a Avaliação Nacional de Vinhos. Basta acessar www.enologia.org.br e fazer a inscrição. Não é necessário ser um conhecedor de vinhos, apenas apreciar a bebida. Tanto é que o evento reúne enólogos, sommeliers, empresários e lideranças do setor, mas também leigos no assunto. O encontro será no dia 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Em sua 27ª edição, a Avaliação, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, registra 338 amostras inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras dos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. No encontro, serão conhecidos os 30% mais representativos da Safra 2019 e o público terá o privilégio de degustar 16 amostras selecionadas para o grande momento do vinho brasileiro.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, enólogo Daniel Salvador, chama a atenção para que os interessados fiquem atentos a data, pois a procura é grande e historicamente as vagas se encerram ainda no primeiro dia. “A Avaliação é muito disputada, sendo encontro e reencontro de amigos do vinho”, destaca.
São mais de 8 horas de evento, entre abertura, degustação e comentários, homenagens, prova de espumantes e almoço. Um encontro também de aprendizado e confraternização.

Etapa por etapa
O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho está sendo realizado de 27 de agosto a 5 de setembro por 120 enólogos.

O resultado será divulgado no dia 28 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, ou seja, 102 amostras, diante das 338 inscritas por 47 vinícolas de oito regiões produtoras brasileiras. O público poderá degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando a representatividade da Safra 2019.

O investimento para associado é de R$ 300. Não associados pagam R$ 390.

O EVENTO

O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019
Número de amostras: 338 amostras
Vinícolas: 47
Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.
Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)
Data do evento final? 28 de setembro de 2019
Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br
Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE

*foto by Jeferson Soldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário