quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O matambre recheado!



Dizem que o matambre adquire um pouco da personalidade de quem o prepara. Será?

Fui criado no interior, em sítio, chácara e fazenda e de lá peguei o gosto por cortes de carne não tão nobres, além de miúdos e tudo o mais. Pelas mãos de minhas tias, tios e avós conheci e mondongo, morcilha, rins, ubre, mocotó, língua, granito e matambre. Por este último nutro especial admiração, afinal, aquela fina lâmina de carne que fica entre as costelas e o couro da rês, é de sabor único. Tal corte é muito apreciado principalmente nos estados do sul do Brasil e mais especificamente no pampa gaúcho. Seu nome deriva do castelhano “mata hambre” que significa “mata fome”. Recebe esta denominação por ser uma das primeiras partes que se pode tirar do bovino abatido, em uma disputa apertada com a língua. E este matambre gosta de aprontar afinal pode ser muito macio mas também muito duro, tudo depende da marinada, ingredientes, temperos e tempo de preparo. Pode ser cozido, assado (enrolado simples e com recheios), guisado (cortado em pedacinhos), frito ou braseado. Na receita de hoje delicie-se com o Matambre Recheado!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Um matambre de novilho com cerca de 1kg
Dois dentes de alho picadinhos
Alecrim fresco
Uma cebola picada
Um limão fatiado
3 colheres de sopa de vinagre de maça
Duas taças de vinho branco seco
Sal fino e pimenta do reino à gosto
Molho de tomate para acompanhar

Recheio:
Uma cenoura picadinha
Temperos da marinada
Dois gomos de linguiça suína sem pele e picadinhos
150g de queijo provolone
Meia xícara de farinha de rosca
Meia xícara de salsinha picada
Sal à gosto

Preparo:

Coloque o matambre aberto numa bandeja e sobre ele despeje a mistura da marinada preparada com a cebola, alho, alecrim, vinagre, fatias de limão, pimenta e vinho branco.  Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro. No dia do preparo limpe bem a peça e coloque estes temperos numa frigideira aquecida com azeite de oliva. Jogue fora apenas o limão fatiado. Junte a cenoura, a linguiça e a salsinha e refogue, temperando com sal e pimenta. Adicione a farinha de rosca, mexa bem e desligue. Abra o matambre, tempere com sal e com a parte interna para cima e espalhe este recheio cobrindo ainda com o queijo provolone. Enrole como um rocambole, não apertando em demasia. Amarre com cordão de algodão. Unte um refratário com azeite de girassol, disponha o matambre, cubra com papel alumínio e leve para assar a 200oC durante 45 minutos. Retire o alumínio e deixe por mais 30 minutos, virando uma vez. Quando estiver pronto, aqueça o molho de tomate e acomode o matambre sobre este, servindo com arroz branco.

Você encontra o matambre além de diversos cortes de carnes na Sorro Carniceria, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630 e o horário de funcionamento é de terça a sexta das 10:30 às 13:00 e das 16:00 às 21:00, sábados das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 21:00, domingos e feriados das 09:00 às 13:00, em Santa Cruz do Sul. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário