terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Despedida!

 


É hora de dizer adeus aos meus leitores!



Lá em 2001 quando iniciei os artigos sobre comida e vinho, criando receitas, conhecendo restaurantes e degustando rótulos o assunto “homem na cozinha” era, digamos, “delicado” e fruto até mesmo de preconceito, afinal, elaborar pratos e receitas bem apresentadas, decoradas e saber falar sobre vinhos torcia o nariz de muita gente. Nas rodas de amigos lá naquele momento, nas reuniões para almoços e jantares, a bebida que acompanhava era cerveja para praticamente 80% dos presentes. Hoje, nos mesmos grupos, temos 90% tomadores de vinho! Lá atrás, de cada vinte homens talvez 2 cozinhassem, hoje destes mesmos vinte talvez 70% colocam a mão na massa. E para esta mudança eu tenho o prazer de ter humildemente contribuído, por estimular a curiosidade dos meus leitores, plantar sementinhas em suas mentes de que cozinhar e degustar um bom vinho é uma puta de uma terapia! A cozinha e suas alquimias reúnem as pessoas no entorno da mesa, resgatam laços e promovem uma leveza na alma. 

Olho o meu entorno e vejo quantos amigos fiz no mundo do vinho, irmãos de sangue do vinho; quantos cozinheiros dividiram o fogão comigo; quantos seguidores se inspiraram em receitas minhas não para segui-las, mas para inspirarem outras pessoas, amigos, família, companheiros. 

Olho para trás e vejo o Grupo Gazeta, na figura dos editores de outrora Mara Pante, depois Mauro Ulrich, depois Romar Behling no jornal Gazeta do Sul que oportunizaram o projeto Eu, Gourmet – no início uma tira quinzenal em preto e branco, depois meia página, então uma página semanal e vários cadernos magazine de final de semana! Também as rádios e o Portal Gaz do mesmo grupo que sempre me acolheram e oportunizaram a seus milhares de ouvintes e assinantes receberem meus artigos, considerações e impressões. Depois o projeto blog Eu-Gourmet, estimulado pela amiga Andréia Debon após uma de minhas participações numa das dezenas de edições da Avaliação Nacional de Vinhos blog este que alcançou o mundo. Então vieram o Minuto Gourmet; Comi e Não Esqueço; Por Aí; Você Sabia; Programa Eu Gourmet nas redes sociais, Youtube e internet; coluna Sabor Particular; artigos nas revistas Gula, Expansão, Tribo, entre outras, participações como avaliador, jornalista e ou convidado em variados concursos de comida e vinho pelo Brasil e Exterior, a convite de agências, produtores, ministérios, empresas, consulados e embaixadas. 

Olho para bem perto de mim e vejo na minha vida meus filhos Antonia e Theo com gosto pela cozinha e preparos e minha esposa Tatiana por ter conhecido e se apaixonado pelo mundo do vinho! Este é o meu legado. Essa foi a minha jornada.

Muitos me perguntavam o porquê da minha marca se chamar Eu, Gourmet? Resposta simples: todas as impressões eram minhas, particulares, pessoais, ou seja, meus artigos tinham as minhas impressões, minhas observações e eram autorias na primeira pessoa, Eu. Se gostava de algo eu externava; se achava insuficiente guardava para mim, não publicava, pois falar de algo tão pessoal e verdadeiro que é comida e bebida merece respeito com quem produziu, preparou, comercializou e comeu ou bebeu. E este respeito sempre norteou o meu trabalho. Ajudei muita gente. Muita gente me ajudou.

Nos últimos 3 anos minha agenda engordou, ficou com menos tempo pois - executivo que sou - os desafios nas empresas que comando aumentaram - e muito - tirando os espaços para avaliações, viagens, degustações, visitas, preparos e tudo o mais que o leitor merece. E fazer um artigo por obrigação e não por prazer não me pertence. A ansiedade da pronta notícia, do artigo elaborado, a velocidade da tentativa de chegar antes, a impessoalidade do mundo digital, as dezenas de hashtags a cada publicação, tornaram o slow food num fast food e eu prefiro bem mais a primeira opção. Neste período fui notando que cuidar mais de mim se fazia necessário, eu precisava relaxar mais, viajar mais, cozinhar sem a preocupação com a luz e apresentação do prato; tomar um vinho sem estudá-lo com ar técnico; ir a restaurantes sem tarimba de avaliação; ter mais tempo no pouco tempo que tenho para fazer absolutamente nada. E assim posto, quero dizer o meu muito obrigado a todos os milhões de pessoas que me acompanharam e dedicaram minutos de seu dia a dia para lerem, ouvirem, verem e praticarem os meus artigos!

Até por aí!   

Emerson Haas

- articulista de enogastronomia  

- avaliador em concursos de vinhos, espumantes e gastronomia no Brasil e Exterior

- responsável pelo treinamento Prato Executivo para Sebrae, HSBC, Banco VW, FNQ entre outras

- editor do blog eu-gourmet.com tendo mais de 2 milhões de visualizações e tendo ocupado o ranking dos 20 sites de enogastronomia mais relevantes do Brasil

- 7.500 vinhos avaliados

- 1.800 receitas criadas e publicadas

- mais de 180 milhões de visualizações na web

- criador de artigos de enogastronomia com dezenas entre os mais visualizados do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário