quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entrecôte Rápido de Forno

O entrecôte é um dos cortes de carne bovina que está entre os meus preferidos, devido principalmente ao seu sabor, textura e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. O corte é um dos pratos mais tradicionais da culinária francesa e corresponde à ponta do contra-filé e que leva nomes diferentes em países como Estados Unidos (rib eye), França (noix) e Argentina (bife ancho), filé de costela, gerando pequena confusão. Elisabeth Schreiner, médica veterinária e chef-proprietária do Meat Shop, açougue-boutique com restaurante de parrilla em Florianópolis é uma entusiasta quando refere-se ao entrecôte: “é um corte macio, com dois músculos, igualmente tenro e suculento. Comparando o entrecôte de gado europeu com um mesmo corte, de uma raça não européia, o não europeu apresenta carne mais magra, sem marmoreio”. De rápido preparo pode ser feito na brasa, no forno ou mesmo na chapa tendo que ser observado que não passe do ponto, sob pena de ficar duro e fibroso. Acompanhe a receita do Entrecôte Rápido de Forno. 



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1,2 kg de entrecôte cortado em fatias de cerca de 3cm
Dois pimentões vermelhos sem sementes
8 batatas médias descascadas e cortadas em quatro partes
Duas colheres de sopa de manteiga
Pitada de orégano
Pitada de alecrim
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino moída à gosto

Preparo:

Cozinhe rapidamente as batatas em água fervente com um pitada de sal até ficarem parcialmente cozidas. Escorra em lave em água fria para travar o cozimento. Reserve. Amasse as peças do entrecôte com a palma da mão para levemente achatá-las. Tempere com sal, pimenta, orégano, alecrim e um fio de azeite, de ambos os lados. Unte uma assadeira com manteiga e disponha as peças de entrecôte, assando junto na mesma pedaços grandes de pimentão temperados do mesmo modo e embebidos em azeite de oliva. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos e junte as batatas pré-cozidas, deixando por mais 15 a 20 minutos conforme o forno e o ponto desejado. Sirva regando a carne com o líquido resultante do assado. 

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

8 comentários:

  1. Fizemos em 4 pessoas e ficou delicioso. Ótima receita!!!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Luísa! Bom proveito!!! Abracos

    ResponderExcluir
  3. Nosssa icou maravilhoso... acrescentei alho picado a carne e cebola bem picadinha em cima dos pimentões. parabéns Emerson à receita !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Rodrigo! Continue interagindo e experimentando as lidas de forno, fogão e taças!
    Abraços
    Emerson Haas

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica. Vou arriscar amanhã para o jantar. A combinação de pimentão e batata assados servidos com o entrecot me parece bem harmônica!

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani, espero que tenha ficado a contento!

    Abraços

    Emerson

    ResponderExcluir
  7. vou fazer, depois conto o resultado.

    ResponderExcluir