quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sopa de Tomates


Tal fruta- sim o tomate é considerado uma fruta e não um legume – e suas infinitas utilidades dá razão de ser a caldos e sopas deliciosas. Uma delas é o gazpacho - sopa fria muito tradicional na região da Andaluzia, na Espanha. Símbolo da culinária andaluz, acredita-se que esse prato teve origem entre as famílias mais humildes, feito com sobras de pães, azeite de oliva, vinagre e alguns legumes e hortaliças frescas. O gazpacho não costuma agradar a todos que o experimentam, pois para alguns ele pode ser terrivelmente indigesto. Para torná-la mais convidativa, a sopa quente de tomates acabou revelando-se na Itália há algumas dezenas de anos atrás, a qual, em sua versão tupiniquim, apresento a seguir, a receita da Sopa de Tomates.    


Ingredientes:
(para 8 porções)

500 g de tomates picados sem pele e sem semente
3 fatias de bacon picado
1 cebola picada
Meio dente de alho picadinho
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema de ovo
1 litro de água fervente
1 cubo de caldo de carne
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/2 colher (sobremesa) de açúcar
Uma colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino branca à gosto
Salsinha picada à gosto para decorar

Preparo:

Aqueça a manteiga com o azeite de oliva na panela e refogue rapidamente as cebolas e o alho até murcharem. Pique os tomates em pedaços pequenos e adicione-os a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até desmanchar. Junte a água fervente e o caldo de carne e mantenha em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Dissolva a farinha de trigo em um pouco de água fria e junte à mistura.Tempere com sal, pimenta e açúcar. Deixe engrossar um pouco e, se precisar, esmague com um esmagador. Coloque a gema de ovo e a salsinha numa sopeira, misture bem e junte o creme de leite aos poucos, batendo bem. Despeje a sopa fervente sobre essa mistura e sirva.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

O tomate:

Oriundo da América Central e do Sul, desde o Peru até ao México, o tomate era inicialmente cultivado e consumido pelas civilizações Asteca e Inca. Só mais tarde, no século XVI, é que foi introduzido na Europa pelas mãos de alguns exploradores. Ainda assim, os europeus acreditavam que o tomate era venenoso sendo apenas utilizado para efeitos ornamentais. No século XIX, na França, Espanha e Itália, o tomate passou a ser consumido e cultivado numa escala maior, tornando-se popular em muitas receitas, mas o grande impulso foi conhecido através dos italianos, pelo famoso molho de tomate, que se tornou no principal ingrediente, utilizado nas pizzas e em outras massas. É também um dos principais ingredientes da dieta mediterrânica, assim como o alho, a cebola e o azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário