sexta-feira, 1 de junho de 2012

Crasto Douro 2009 Tinto

O comentário de hoje é sobre um vinho do Velho Mundo, o português Crasto Douro 2009 Tinto, produzido a partir das uvas típicas daquela região Tinta Roriz, Tinta Barroca ,Touriga Franca e Touriga Nacional. Possui coloração rubi escura, opaca e turva, com halo violeta destacado pela luz. Traz ao nariz aromas destacados de frutas vermelhas frescas e silvestres – cerejas e ameixinha vermelha – e álcool pronunciado que logo se acomoda. Também percebe-se um toque floral suave.

Em boca a fruta também se apresenta destacando um corpo mediano, acidez média também, taninos levemente duros, final quente e com amargor característico, mas equilibrado. Muito estruturado. Não passa em barrica. Em resumo: encorpado, potente, intenso, com taninos presentes, salivante em boca.

Acompanha bem carnes fortes, com molhos bem temperados com especiarias, carnes grelhadas, massas com molhos cremosos, pizzas, caldos e cremes. A vinícola Quinta do Crasto possui mais de um século e está situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, possuindo cerca de 70 hectares de vinhedos. Produz também Vinhos do Porto e azeite.

A revista norte-americana Wine Spectator acaba de atribuir a nota de 90 pontos ao Crasto Tinto 2009.

Você encontra os vinhos portugueses na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br.
   
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário