quinta-feira, 28 de junho de 2012

Steak Tartare, um prato literalmente bárbaro!

O Steak Tartare – cujo pomposo nome revela-se num simples e fácil picado de carne crua somado a ingredientes cariados, teve origem deste na prática culinária medieval popular entre as tribos guerreiras dos tártaros, na Mongólia, que abatia o gado que pastava nas estepes e que, por ter uma carne de baixa qualidade, acabava sendo picada para torná-la mais palatável e digestível aos bárbaros. Evidentemente que o nome não era esse e nem possuía o requinte do steak tartare dos tempos atuais. Na Alemanha do século XVI foi introduzido alcaparras e gema de ovo, e consumido nas classes mais pobres. A moda do steak tartare tornou-se popular após a Segunda Guerra Mundial, principalmente na França: o então hambúrguer americano passou a ser servido com uma gema de ovo crua acompanhado de alcaparras, cebola e salsa. A receita é muito fácil de preparar e tem um sabor inconfundível. O ideal é prepará-lo com filé mignon, lagarto ou coxão mole, picados à faca, cuja carne é mais leve e fácil de limpar no que tange a gorduras e fibrosidades. A seguir a receita desta iguaria paraser servida como entrada.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

3 colheres (sopa) de cebola roxa cortada em pedacinhos;
2 colheres (sopa) de pepino azedo em pedacinhos;
200 gramas de carne de boi, sem nervos e sem gordura, picada para steak tartare;
2 gemas de ovo de codorna;
2 colheres (sopa) de folhas de salsinha picadas;
2 colheres de sopa de alcaparra picada;
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
1 colher (sopa) de mostarda;
1 colher (chá) de molho inglês;
1 colher (chá) de páprica doce;
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora.

Preparo:

Prepare o steak tartare apenas minutos antes de servir. Misture a carne com todos os ingredientes, menos as gemas. Coloque metade da carne em cada prato e alise com uma colher, formando um montinho. Afunde o centro com uma colher, coloque a gema de ovo e sirva. Cada pessoa desmancha sua gema, mistura e come com pão levemente torrado e salada verde.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

4 comentários:

  1. aaaaah confesso que fiquei impressionado com esta receita. Preparei o Tartare com base nesta tua receita, acrescentando apenas um toque de caldo preparado do osso de costelas assadas... ficou magnifico. Parabéns pelo Blog.
    ...de uns tempos para cá estou cada vez apaixonado pelo mundo gastronomico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Grato pelo seu comentário! A cozinha é viciante!

      Excluir