terça-feira, 19 de junho de 2012

Risoto de bacalhau

Odiado por uns, amados por outros o bacalhau continua sendo um versátil mas tradicional ingrediente da boa cozinha contemporânea, embasado sobre receitas e preparos milenares, desde os vikings, passando pelos lusos e sua então colônia chamada Brasil. Dos preparos tradicionais como o Gomes de Sá, o Brás, o Lagareiro, e suas polêmicas variações esticamos um pouco o uso deste peixe seco e salgado proveniente dos mares gélidos e profundos do Norte, traduzindo em novos olhares na criação de saladas, pastas, grelhados e risotos. E é o preparo de um Risoto de Bacalhau que apresento hoje!    


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Meio quilo de bacalhau em lascas (preferencialmente do Porto)
Um litro de caldo de legumes
Meio cálice de vinho branco seco
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
Meia cebola picadinha ou ralada
Um terço de xícara de salsa e cebolinha picada
30 gramas de amêndoas
Uma colher de sopa de manteiga
Meia xícara de queijo parmesão ralado
Meia xícara de ervilhas frescas
Meia xícara de azeitonas verdes picadas
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:
Aquecer a metade da manteiga e fritar a cebola. Adicionar o arroz e o bacalhau. Fritar rapidamente e em seguida adicionar o vinho. Deixar evaporar e juntar o caldo de legumes aos poucos. Adicionar as azeitonas e mexer bem. Temperar com sal e pimenta e somar as ervilhas. Quando o arroz estiver “al dente”, juntar o restante da manteiga e o queijo ralado. Desligar o fogo e tampar a panela. Deixar descansar por 3 minutos, depois servir e decorar com a salsinha, a cebolinha e as amêndoas regando ainda com um fio de azeite de oliva.

DICA DO GOURMET

Você pode impressionar na montagem do risoto servindo-o empratado e decorado com um fio em espiral de azeite de oliva aromatizado com tomilho e dill e chapar uma torradinha no azeite de oliva com alho para decorar o prato finalizando com flores comestíveis da época e um pesto de azeitonas pretas. Seus convidados vão adorar!    

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário