quinta-feira, 7 de junho de 2012

La Campana

Santa Cruz do Sul acaba de ganhar mais uma casa parrillera, confirmando a sua forte vocação gastronômica com base em carnes.

O casarão na descida da rua Borges de Medeiros com a sua fachada amarelo-queimado resguarda o novo investimento gastronômico dos irmãos Humberto e Roberto Nascimento e Silva, a Parrilla La Campana. 

Na preservação da construção sexagenária, todos os detalhes foram pensados para remeter o comensal as parrillas uruguaias, desde o piso de assoalho espesso, passando pelas paredes de tijolo envelhecido, as amplas mesas de madeira e confortáveis cadeiras e até mesmo nos suportes para as carnes servidas, feitos com ferraduras gêmeas. O novo espaço abriga 70 pessoas e se for somado a área externa ao ar livre em meio as árvores, mais quarenta pessoas podem ser acomodadas.


A recepção é feita por uma atendente vestida como uma autêntica “gaucha pampeana” sob a bela varanda do restaurante, preservada inclusive no piso original. E a parrilla é um show a parte! Estrategicamente localizada o enorme cesto de metal no qual vai a lenha acomoda-se ao fundo das grelhas, cuja distância do fogo tem controle feito por cabos de aço que erguem-nas na altura ideal para o preparo.


O cardápio – em espanhol - atende a proposta da parrilla, servindo os tradicionais cortes apreciados na parrillada, como a morcilla, o chinchulin (tripa assada), a molleja (timo), rinon (rim), choto (tripa enrolada e assada), asado de tira (corte de costela bem fino), bife ancho (entrecote) e ainda a picanha, corte tão apreciado pelos brasileiros. A novidade são os cortes da raça Angus, sabidamente tenros e saborosos. A dica é a paleta de cordeiro assada, acompanhada do notório molho uruguaio à base de adobo chamado chimichurri.



A Parrilla La Campana fica na Rua Borges de Medeiros, 386, em Santa Cruz do Sul/RS e atende pelo fone 51.3719.2885, de terças à sábado (à noite) a domingos (somente ao meio-dia).        

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje!






VOCÊ SABIA

O chimichurri é um molho que nenhum uruguaio sabe com certeza de onde veio, nem mesmo de onde originou-se seu estranho nome, quase um desaforo quando soletrado. Os antigos uruguaios contam que alguém do Reino Unido é que teria criado esse molho na Argentina, e o nome foi adaptado ao espanhol, para facilitar a pronúncia. Fala-se de um irlandês, Jimmy McCurry, que teria preparado o molho pela primeira vez e do seu nome surgiu o termo “chimichurri”. O chimichurri em sua essência é um molho frio que leva azeite de oliva e vinagre em seu preparo, além de diversos condimentos desidratados como pimentão, pimenta, adobo e orégano revelando-se no molho ideal para acompanhar a parrillada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário