sábado, 16 de junho de 2012

O espumante como inspiração

Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, em Flores da Cunha, é a primeira vinícola a instalar projeto itinerante da Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha.

A paixão pelo espumante levou um grupo de 70 mulheres a liderar um projeto inédito que transcende os sentidos e provoca novas experiências e percepções em torno da bebida. Muito além da taça, elas foram buscar em um seleto grupo a sensibilidade e a originalidade de artistas que aceitaram o desafio de traduzir, a partir de suas técnicas, a trajetória e a influência do espumante na Serra Gaúcha. Como resultado, uma exposição multifacetada e a publicação de um livro de arte. O projeto “Vivências Sensoriais – Leituras Múltiplas” da Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha, lançado em fevereiro, passa a ser itinerante e inicia sua viagem pelo mundo vinícola na Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, em Flores da Cunha, onde um conjunto da obra permanecerá durante seis meses para deleite dos visitantes, a partir de 16 de junho.


A vinícola - já foi reconhecida como uma das mais belas do mundo - impressiona pela imponência de sua estrutura contemporânea encravada em uma paisagem vitícola totalmente genuína. Com uma produção anual de 180 mil garrafas, a vinícola aposta em pequenos lotes com minúcias de verdadeiras obras de arte. O processo de elaboração adotado se utiliza de um moderno sistema de vinificação por gravidade.


As obras que estarão expostas na vinícola retratam a visão de cada um dos 10 artistas, que por meio do desenho, pintura, escultura, fotografia, composição musical, gravura e novas tecnologias, utilizaram suas habilidades para expressar as múltiplas leituras e sensações que o espumante proporciona. 

Conforme os visitantes avançam em diversos ambientes da vinícola, vão sendo surpreendidos com peças produzidas pelos artistas, distribuídas pelo roteiro de visitação.

A Confraria


Às vésperas de completar 14 anos – a fundação foi em 15 de julho de 1998 –, a Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha conta com 70 confreiras. A entidade é uma das pioneiras no Brasil na associação de mulheres interessadas no universo do vinho, especialmente do espumante. As confreiras realizam, ainda, encontros mensais fechados com jantares harmonizados, sempre com palestrantes ligados ao setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário