quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

A tilápia à provençal!


Para a ceia do Reveillon que tal esta receita?

Muitas pessoas correm no final de ano e se estressam nos preparativos das ceias de Natal e Ano Novo, preparando banquetes como se o mundo fosse acabar na virada! O certo é que o mais importante é a confraternização e o agradecimento a todos pelo ano que se encerrou sendo que se com saúde melhor ainda. Hoje vai a sugestão de uma receita feita com filés de tilápia e legumes, fácil, acessível, saborosa e que leva menos de 30 minutos para ficar pronta! Trata-se da Tilápia à Provençal. A culinária provençal é simples, com destaque para os ingredientes sazonais encontrados nesta região do sul da França. Os pratos são práticos, frescos e trazem os melhores sabores dos produtos e peixes locais, como tomates, pimentões, azeitonas. Confira!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de filé de tilápia
1 pimentão vermelho, amarelo ou verde, sem sementes e cortado em tiras
1 cebola média cortada em  tiras    
3 dentes de alho picadinhos
2 tomates italianos sem sementes fatiados
100 g de azeitonas verdes sem caroço
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 limão
Sal e pimenta do reino à gosto

 

Preparo:

Tempere os filés de tilápia com o suco do limão, sal e pimenta e reserve. Em uma frigideira em fogo médio-baixo, aqueça metade do azeite de oliva e adicione o pimentão, a cebola, o alho e refogue. Adicione os tomates as azeitonas e o sal e a pimenta. Cozinhe até o tomate murchar (cerca de 3 minutos). Corrija o tempero e reserve. Aqueça a outra metade do azeite de oliva na frigideira e sele os filés de tilápia, cerca de 3 minutos cada lado. Junte os legumes refogados por cima e sirva quente acompanhado de arroz branco e salda verde.

Você sabia?

Segundo a historiografia da piscicultura mundial, o peixe tilápia tem como pátria o continente africano, sendo o rio Nilo e o lago Vitória, seus principais nichos ecológicos primitivos e originais. Registros históricos também indicam que esse peixe já era cultivado em aquicultura pelos egípcios há 4.000 a.C., pela facilidade de criação, alta prolificidade, alimentação herbívora e onívora, resistência a doenças e sabor da carne, considerada especiaria nos banquetes e festas egípcias e romanas. A tilápia como peixe exótico à nossa fauna ictiológica foi introduzido experimentalmente no Brasil na década de 1950, por uma hidroelétrica de São Paulo, a Light, importando a variedade congolesa. Em 1971, o governo brasileiro importa e coloca a tilápia do Nilo para peixamento dos grandes açudes da Região Nordeste e produção de alimentos. Em 1996, o Brasil importou da Tailândia, a tilápia tailandesa geneticamente melhorada, variedade que melhor se adaptou às águas tropicais e subtropicais do solo brasileiro. A produção de tilápias teve crescimento de 223% na última década segundo a EMBRAPA. Cultivada em 24 dos 27 estados brasileiros e denominada ”frango d`água brasileiro”  em alusão ao desempenho do frango  na pecuária e  balança comercial brasileira, o Brasil já é o maior produtor de tilápia da América Latina e 4º do mundo. Fonte: Veja Saúde

Um Feliz Ano Novo a todos os leitores!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário