quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O frango em molho de laranja!

 

Uma ótima opção agridoce de preparo fácil e rápido!

Dizem que esta receita possa ter vindo lá da Ásia, talvez inspirada no Pato a Pequim que leva ingredientes e temperos comuns, outros já referem como sendo uma adaptação ocidental mas o fato é que esta combinação agridoce é espetacular e não exige nenhum conhecimento especial para ser preparada. Aprenda como preparar o frango em molho de laranja!



Ingredientes:

(para 4 pessoas)
 
1kg de coxas de frango desossadas e sem pele
Meia xícara farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 ovo batido
500 ml de óleo de girassol ou milho
100 ml de suco de laranja
1 colher de chá de raspas da casca da laranja
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 dentes de alho picadinho
Sal e pimenta à gosto
 

Preparo:

Corte o frango em pedaços de cerca de 3cm. Numa tigela, misture a farinha, o amido de milho, o sal e a pimenta. Em seguida, misture o ovo, o óleo e a água até ficar homogêneo (a consistência deve se parecer com uma massa de panqueca fina). Adicione os pedaços de frango à massa até revestir bem. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos. Após retire da geladeira e frite o frango usando uma panela média com o óleo bem quente. Após dourar, retire e acomode em um prato forrado com papel toalha. Em seguida prepare o molho de laranja adicionando o suco de laranja, as raspas de laranja, o açúcar mascavo, o vinagre, o molho de soja e o alho em uma panela pequena. Aumente o fogo para médio e cozinhe até que alcance uma fervura baixa. Bata o amido de milho e a água em uma pasta e junte a panela. Mexa até que comece a engrossar e ficar brilhante. Desligue e junte o frango frito no molho. Sirva a seguir!

Você sabia?

A laranja nasceu selvagem na China e começou a ser cultivada em meados de 2500 a.C. De lá espalhou-se pela Índia e Myanmar. Finalmente, os romanos obtiveram laranjas depois de longas viagens marítimas da Índia da qual trouxeram jovens árvores para o porto romano de Ostia, provavelmente no primeiro século d.C. Também os mouros, muçulmanos nativos da região, trouxeram laranjas com eles para o sul da Espanha no oitavo ou nono século, na conquista. Pelo ano de 1200, plantações de laranjas ocupavam a área de Sevilha à Granada, bem como regiões de Portugal. Outro grupo muçulmano, os saracenos, introduziram o plantio na Sicília, a ilha ao sul da Itália, na mesma época. A primeira vez que a laranja se aventurou além do oceano atlântico foi em 1493 com Cristóvão Colombo. Ele transportou sementes, e talvez árvores jovens, de laranja e limão das ilhas Canárias espanholas para a ilha hoje dividida por Haiti e República Dominicana. Na mesma época, os portugueses a partir do descobrimento plantaram laranjas doces no Brasil. O Brasil é o líder mundial em produção de laranjas e metade de suco de laranja consumido no mundo é brasileiro e 80% do mercado de suco de laranja concentrado também.

Um Feliz Natal a todos os leitores!

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário