terça-feira, 21 de maio de 2013

A Bottarga Gold


A primeira vez que tive contato com esta iguaria brasileira foi no Mercado Público de Porto Alegre lá pelo início de 2010. Poucos conheciam a iguaria e eu, gourmet curioso, resolvi comprar e experimentar em minha cozinha. O resultado foi uma atração imediata e aquele toque elegante nos preparados à base de frutos do mar. Depois, levei as ovas de tainha desidratadas até mesmo na preparação de filés e saladas.


A Bottarga Gold, empresa de Itajaí pioneira na produção da bottarga – a ova de tainha salgada e desidratada - no Brasil, incentiva as diversas possibilidades culinárias desta iguaria muito apreciada na Europa, onde é conhecida como o “Caviar do Mediterrâneo”.

Desde que iniciou a produção da bottarga em 2009, a Bottarga Gold vem conquistando o público especializado de chefs de cozinha e consumidores gourmets. A bottarga traz diferenças sensíveis de sabor e textura. Suas possibilidades culinárias abrangem desde o consumo fatiado como aperitivo com pão e azeite, incorporado como ingrediente nas tradicionais massas italianas, bem como complemento de sabor em risotos, peixes, saladas e pratos mais sofisticados.


A qualidade da bottarga nacional é evidenciada pelo sabor e a qualidade da tainha pescada no litoral brasileiro, em relação às outras regiões onde esta espécie de peixe é capturada no mundo – como Estados Unidos, Mauritânia, Austrália e Taiwan. Não é a toa que a produção de ovas de tainha in natura no Brasil é bastante procurada por importadores europeus e asiáticos região onde o consumo deste alimento milenar é disseminado entre toda a população.

“A tainha brasileira é pescada no mar e não na água doce, como ocorre em outras partes do mundo. Assim, quando o peixe é capturado aqui em Santa Catarina, após ter saído da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, ele já teve tempo de perder bastante gordura, o que se reflete positivamente no sabor suave do pescado e das ovas”, explica Sergio Arins, diretor de produção da Bottarga Gold.




A empresa também criou um bem produzido canal no Youtube, que reúne diversas video-receitas elaboradas por chefs de Santa Catarina, ensinando de forma prática algumas das muitas possibilidades de saborear a bottarga. Um sucesso comprovado pela intensa interação com o publico alcançada no blog official  na página da Bottarga Gold no Facebook e Instagram.

www.bottargagold.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário