quarta-feira, 8 de maio de 2013

O ceviche!



O ceviche é um dos pratos de origem peruana mais consumidos no Brasil, onde virou moda.


Ceviche, cebiche ou sebiche, tanto faz a nomenclatura, pois o que atrai tantos entusiastas a este prato da culinária peruana é o exotismo e a magia de sua simplicidade. Esta receita de quase 2.000 anos de peixe cozido no limão e temperado com pimenta bem picante, cebola roxa e gengibre é o símbolo deste povo de origem Inca. Saiu do Peru e ganhou o mundo, pelas mãos de seus imigrantes e chefs conceituados como de Gastón Acúrio, emblemático chef do restaurante Astrid & Gastón, em Lima, o 14º. melhor restaurante do mundo, segundo a revista inglesa Restaurant Magazine. 

O ceviche tem na sua base peixe branco cru, marinado em suco cítrico acompanhado de temperos e especiarias e do famoso “leite de tigre”, uma mistura de limão, gengibre, alho e pimenta (possui este nome devido a lenda peruana que diz que aqueles que o consomem ganham a força do animal). Não há medida exata para os ingredientes, vai pelo gosto de cada cozinheiro, mais ácido opu menos, mais ou menor picante. Como não precisa de fogo, o ceviche é receita típica dos pescadores peruanos, no próprio barco, eles cortam o peixe, temperam e comem. Há alguns anos atrás este prato singelo e simples tomou ares de alta gastronomia e invadiu os melhores restaurantes da América, levando aos clientes uma experiência sensorial inusitada e marcante. 

No Peru, o ceviche tradicional é servido com choclo, semelhante ao nosso milho tipo de milho, mas com grãos maiores e mais carnudos e com o camote, uma espécie de batata doce cor de laranja, que pode ser cozida ou assada. A seguir a receita de Ceviche!



Ingredientes
(para 4 porções)

Para o ceviche:
600g de linguado ou outro peixe branco de carne firme em cubos
300ml de “leite de tigre”


Para o leite de tigre:
200ml de caldo de peixe
100ml de suco de limão
50g de salsão
Uma pimenta dedo-de-moça cortada ou 12 gotas de tabasco
Um dente de alho ralado
100g de cebola roxa cortada em pétalas finas
Duas colheres de sopa de cebolinha fresca picada
Uma colher de chá de coentro fresco picadinho
Uma colher de chá de gengibre ralado
Sal à gosto

Preparo:
Leite de tigre: bater em um liquidificador o caldo de peixe, o suco de limão, salsão, alho, gengibre e parte da cebola. Coar e bater com a pimenta dedo de moça. Manter resfriado. Ceviche: temperar o peixe com um pouco do leite de tigre e misturar bem para que absorvam os sabores. Adicionar o coentro, a cebolinha verde, o leite de tigre e colocar a cebola roxa, misturar e servir imediatamente em cumbucas individuais, preferencialmente como entrada em um jantar ou almoço.

Dicas do gourmet:


- Cortar a cebola roxa e deixar ela de molho na água gelada para perde um pouco da picância.
- Colocar os potes onde será servido o ceviche no freezer.
- No preparo do ceviche, colocar uma pedra de gelo para refrigerar o peixe.
- Pode-se substituir o coentro por salsinha fresca picada.
- O ceviche fica muito saboroso se preparado também com camarão, lula ou salmão.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul.

2 comentários:

  1. *------* Eu quero! Vou testar com salmão.
    I love salmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Como ficou?

      Excluir