quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O sushi!


Celebrado no próximo dia 1o de novembro, o Dia Mundial do Sushi, é uma especial data tanto no calendário japonês quanto no brasileiro!

Quem não gosta de sushi, bom sujeito não é! Parodiando Alcione na letra de seu inesquecível samba abro este artigo falando desta iguaria criada quase que por acaso, na tentativa de conservar os peixes há séculos atrás no Japão. Segundo as técnicas desenvolvidas no Sudeste Asiático os filés de peixe cru eram salgados e acomodados em barris de madeira intercalados com camadas de arroz cozido. Com a fermentação natural do arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, o que azedava o peixe e garantia sua conservação. O longo processo de armazenamento (de até 3 anos), porém, tornava o arroz impróprio para consumo e somente o peixe era aproveitado. Com o passar dos séculos os períodos de fermentação menores permitia o consumo do arroz e do peixe juntos. Esta é considerada a primeira forma do sushi moderno. E para comemorar o Dia Mundial do Sushi segue a receita tanto para o arroz quanto para o sushi. Você vai precisar de alguns utensílios: uma faca bem afiada; uma esteirinha de bambu (para auxiliar a enrolar os sushis); potinhos individuais para o molho shoyu; uma espátula para espalhar o arroz sobre a alga assim como uma tábua para o preparo e corte dos sushis e um pano úmido.


Ingredientes (arroz):

- 500g de arroz japonês
- 600 ml de água
- 80 ml de vinagre de arroz
- 60g de açúcar
- 15g de sal
- 1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

Preparo:

Lave e escorra o arroz quatro vezes. Deixe descansar por 15 minutos e coloque na panela o arroz e a água fria, tampe e leve ao cozimento em fogo alto até a água ferver. Após, deixe em fogo bem baixo até a água secar. Por fim, o arroz deve descansar por mais 10 minutos, ainda na panela tampada. Junte o vinagre, o açúcar, o sal e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Em seguida, despeje este tempero sobre o arroz e misture com a espátula com movimentos para que o utensílio "corte" o arroz, liberando o amido necessário para dar liga.

Ingredientes (rolinhos de sushi):

- 10 ml de vinagre de arroz
- 250 ml d’água
- 4 a 5 folhas de alga (chamada nori)
- 300g de arroz cozido
- 100g de filé de salmão cortado em fatias finas
- Raiz-forte (chamada wasabi) a gosto

Preparo:

Misture a água e o vinagre em uma tigela e reserve. Para fazer os rolinhos, coloque a esteira de bambu sobre a mesa de trabalho bem limpa, quebre uma folha de alga em duas metades e coloque uma delas sobre a esteira com o lado brilhoso para baixo. Molhe as mãos na mistura de água com vinagre para evitar que o arroz grude nos dedos. Pegue um punhado de arroz e coloque no centro da folha de alga. Com a ponta dos dedos, espalhe regularmente sobre a superfície da alga. Deixe uma faixa de 1 cm sem arroz na parte superior da folha. Com o dedo, afunde um pouco o arroz e coloque uma pequena quantidade de wasabi. Em seguida, coloque as fatias de salmão sobre o arroz. Levante a borda frontal da esteira e role delicadamente o conjunto em um movimento contínuo. Continue com este procedimento de maneira que a borda superior se junte à borda inferior. Pressione levemente para compactar e manter o formato de roliço. Quando chegar à parte da alga não coberta pelo arroz, continue formando um rolo com as duas mãos. Reserve em um local fresco mas não refrigerado durante a confecção dos outros rolinhos. Para cortar os enrolados, umedeça a lâmina da faca num pano úmido, sempre que necessário, para que o arroz não grude no utensílio. Corte o rolo em duas metades. Junte-as e corte em três partes para obter 6 sushis de tamanho igual. Servir imediatamente. Como sugestão de recheio pode ser usado: salmão, requeijão e cebolinha picada; salmão, kani e pepino; kani, requeijão e kiwi e atum.

Você sabia?


A introdução do vinagre no preparo do arroz para sushi ocorreu no século XVII, em Edo (atual Tóquio) pelo médico Matsumoto Yoshiichi. Isto diminuiu o tempo de preparo do sushi para 1 dia. Com a fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passou a ser consumido cru e fresco. Além do ganho em tempo de preparo do sushi, o vinagre adicionou um sabor especial ao prato. Este tipo de sushi é chamado de Hayazushi. No século XVIII surge aquele que é considerado o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele criou o tipo de sushi mais popular, o Nigirizushi. Um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato, que podia ser manuseado com as mãos, dispensando os hashis. Como não havia refrigeradores, os peixes eram marinados em molho de soja ou vinagre e o tamanho era aproximadamente o dobro dos atuais. Em 1923, após a cidade de Tóquio ser atingida por um terremoto, muitos donos de quiosques alimentícios voltaram para suas regiões de origem e disseminaram a receita do sushi por todo o Japão. Finalmente, no século XX, com a globalização, o sushi espalhou se por todo o mundo. Além do sabor, a preocupação do homem moderno com uma alimentação saudável fez do sushi um sucesso mundial e no Brasil, as temakerias fazem muito sucesso nas primeiras década do século XXI. Além do temaki, é muito apreciado pelos brasileiros o hot filadelfia.
*fonte: cozinhajaponesa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário