quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um corte especial!

É fato que os norte-americanos nunca tiveram uma cultura gastronômica rica em suas raízes, pois na sua estruturação sempre foram influenciados pelos usos e costumes culinários dos imigrantes italianos, mexicanos e espanhóis. Alguns preparados em sua essência acabaram fundindo-se e resultando em experiências gostosas como o molho barbecue, as lagostas do Maine, o fast-food e a prime rib.

Prime rib é o corte da nossa conhecida chuleta com cerca de 3 cm de altura que engloba o bife de ancho, o o chorizo e a costela, em pedaços de cerca de 500 a 700g. Também é conhecido como bisteca. O corte é saboroso e geralmente advém das costelas retiradas a partir do lombo central do boi até as costelas traseiras, da sexta à décima primeira vértebra. Pode ser preparado na brasa ou no forno e o tempo de assar vai depender da espessura da peça. Na grelha na churrasqueira a cerca de 20 cm de altura da brasa, 10 minutos de cada lado deixa a carne no ponto. No forno, se for pré-selada na frigideira, leva em torno de 20 minutos também. No acompanhamento farofa, batatas ou mesmo legumes puxados em oliva formam uma parceria perfeita. Uma bela receita é do Prime Rib com Manteiga, Alho e Alecrim:



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Duas peças de Prime Rib com cerca de 600g cada e cerca de 3cm de espessura
Duas colheres de sopa de manteiga
Dois ramos generosos de alecrim
Azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta vermelha moída à gosto
Quatro dentes de alho com casca

Preparo:

Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Tempere as peças de prime rib com o sal, a pimenta e o alecrim. Aqueça uma frigideira ou panela de ferro com um fio de azeite de oliva com a manteiga e coloque as peças de carne para dourar por 3 a 4 minutos de cada lado cuidando para selar também as laterais. Retire da frigideira e coloque em uma assadeira distribuindo os dentes de alho com um fio de azeite sobre as peças de carne. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C por cerca de 20 minutos. Quando servir, corte a carne em fatias de aproximadamente 1 cm, descasque e espalhe o alho sobre elas.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

Prime Rib ao Molho Rôti:



Ingredientes:

2 peças de prime rib de 600g cada

Para o molho rôti:

2 kg de costela bovina com osso
100 g de farinha de trigo
150 g de manteiga
2 litros de água
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura grande cortada em palitos
4 talos de salsão

Preparo:

Tempere o prime rib já limpo com sal grosso triturado e pimenta-do-reino a gosto. Deixe-o descansar por meia hora. Embrulhe-o em papel de alumínio e
leve-o, a seguir, para assar em forno normal, a uma temperatura entre 180 e 200ºC, durante 30 minutos. Para o molho, pulverize pedaços de costela com
farinha de trigo. Leve ao forno para assar até que escureça bem. Numa panela grande, derreta um pouco de manteiga. Leve as carnes previamente queimadas para dourar. Junte a cebola, a cenoura e alguns talos de salsão. Cubra com água abundante até o ponto de fervura e vá acrescentando mais água conforme a necessidade do cozimento. De hora em hora, retire as gorduras da superfície, mantendo o fogo baixo até reduzir para aproximadamente 1 litro. Peneire e volte a cozinhar em fogo leve e brando. Dica: para elaborar o molho rôti tradicional é necessário um longo tempo de fervura, entre 12 a 24 horas.

Montagem
Querendo você pode cortar o prime rib em fatias finas - mais ou menos 1 cm de espessura - e cobri-lo com o molho. Sirva com legumes e batatas assadas recheadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário