quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Delícia litorânea!

Em visita aos amigos Maira e Silvio Kist no litoral gaúcho, num repentino domingo de feriadão, tomei posse do freezer e armário dos mesmos para providenciar um belisco no acompanhamento de boas taças de vinho. Neste providencial ensaio criativo, acabei criando um delicioso e fácil petisco, que pode puxar a frente de pratos principais à base de frutos do mar, como bacalhau, salmão, camarão ou algum outro peixe. A seguir a receita dos Canapés de Lula à Xangri-lá.


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

Duas baguetes de cerca de 25cm cortadas em fatias de cerca de 1cm de espessura
500g de lula cortada em anéis
uma colher de sopa de gengibre ralado
dois dentes de alho picadinhos
meia xícara de pimentão vermelho picadinho
meia xícara de cebola picadinha
4 colheres de sopa de salsinha picada
dois talos de cebolinha verde picadinha
azeite de oliva
pimenta branca moída à gosto
sal à gosto

Preparo:
Aqueça o forno a 200°C por cerca de quinze minutos e nele disponha as fatias de baguete cortadas e regadas com azeite de oliva e deixe por cerca de 10 minutos. Enquanto isso aqueça uma frigideira com azeite de oliva e nela disponha a cebola, o pimentão, o gengibre, o alho e deixe refogar. Adicione as lulas em fogo alto e refogue rapidamente até elas ficarem brancas (cerca de 2 minutos) mexendo sempre para incorporar os sabores. Adicione a pimenta, sal e os temperos verdes e mexa bem. Reserve. Retire as fatias de baguete do forno, coloque-as em um prato grande, sobre cada uma coloque um anel de lula e um pouco dos temperos, regue com um fio de azeite e sirva.

Você sabia:


Que existem cerca de 300 espécies diferentes de lula. As duas principais subordens da lula são myopsida e oegopsida. Os membros da subordem myopsida vivem em águas relativamente rasas e são as que comumente consumimos. Já a divisão oegopsida vivem no fundo do Oceano Atlântico e podem chegar a 18 m de comprimento e pesar aproximadamente 500 kg. Possuem olhos do tamanho de bolas de futebol, além de tentáculos de 10m de comprimento.Tais animais já foram tema de histórias fantásticas como a que Julio Verne descreveu em "Vinte mil léguas submarinas" na qual narra o ataque de uma lula gigante ao submarino Nautilus. As lulas podem ser consumidas em copas ou em anéis, que nada mais são que as copas fatiadas. São usadas em saladas, entradas, risotos, massas, paellas e aceitam preparações fritas, grelhadas, salteadas ou cozidas.


Artigo publicado no Jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário