quinta-feira, 17 de março de 2022

O sashimi!


Saiba como preparar esta verdadeira instituição gastronômica japonesa!

O sashimi é uma iguaria clássica da gastronomia japonesa. O nome sashimi vem do japonês sashi ("furado" ou "preso") e mi ("corpo" ou "carne"), significando "carne furada". A explicação para o nome está na técnica de pesca dos peixes que eram utilizados na preparação dos sashimis pois uma teoria afirma que os peixes eram cortados em pequeno pedaços e pendurados por anzóis, antes de serem servidos na refeição daí o significado. Para o preparo do sashimi os ingredientes essenciais são as carnes de peixe e os frutos do mar, ambos sempre frescos, cortados em pequenas fatias e levados à mesa com molhos como o de soja, o tempero japonês feito com nabo denominado wasabi e ainda gengibre ralado ou ponzu, um molho de limão. Os sashimis dominaram o mundo ocidental e muito apreciado em quase todos os países onde o atum é a carne de peixe mais amplamente empregada no preparo desta iguaria seguido de perto pelo salmão e o peixe branco. No Japão, os sashimis são quase sempre o primeiro prato de uma refeição formal, isso para que o tempero dos outros pratos não interfiram no paladar na hora de comer o sashimi. Há uma intensa simbologia neste gesto, pois reflete o gosto cultural do Japão pela delicadeza. A seguir saiba como preparar o sashimi de salmão!

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
1 kg de filé de salmão
Molho de soja (shoyu) a gosto
Wasabi a gosto
Cebolinha verde a gosto
 

Preparo:

O ideal é comprar o salmão fresco para o preparo pois o congelado fica muito aguado ao descongelar e com menos sabor. Afie bem uma faca grande e tenha à mão papel toalha para ir limpando a faca. Vire o filé com a pele para cima e retire-a, cortando rente a carne com cuidado. Após retire a parte escura – a gordura - que cobre parte da carne. Depois seque bem o salmão com papel toalha apertando levemente este para tirar um pouco da umidade. Corte no sentido longitudinal dividindo em 2 partes. Corte também rente a barriga a parte final, deixando somente a carne alaranjada para preparar o sashimi. Depois corte em pequenas fatias com a faca inclinada e em fatias com cerca de meio centímetro de espessura. Cuidadosamente, arrume as fatias numa travessa ou bandeja, ou em pratinhos individuais e disponha os potinhos de molho de soja e de wasabe para acompanhar!  Decore a seu gosto com o nabo, a cenoura e o que mais sua imaginação desejar.

 

Você sabia?

A palavra “soja” vem da palavra japonesa para molho de soja, “shoyu”. O shoyu é feito de quatro ingredientes básicos: soja, trigo, sal e agentes de fermentação, como leveduras. Mas as variedades regionais podem resultar em diferentes cores e sabores. Existem muitos tipos molho de soja. Eles podem ser agrupados com base em seus métodos de produção, variações regionais, cores e diferenças de sabor. O molho de soja tradicional é feito pela imersão da soja em água e por torrefação e moagem do trigo. Em seguida, a soja e o trigo são misturados com uma cultura de fungos, mais comumente Aspergillus, e são deixados por dois a três dias para se desenvolver. Em seguida, são adicionados água e sal e toda a mistura é deixada em um tanque de fermentação por cinco a oito meses, embora alguns tipos possam envelhecer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário