quinta-feira, 31 de março de 2022

O vazio com alho desidratado!

 

Um “viva” a brasa e suas possibilidades!

Assado todo mundo gosta! Seja de carnes, legumes, frutos do mar, frutas ou o que seja, o fato é que este tipo de cocção milenar surpreende pelo sabor e facilidade no preparo dos alimentos. E tal ambiente da churrasqueira, forno ou fogo de chão é propício para incrementar os pratos como esta receita de vazio – delicioso corte bovino -  coberto com queijo parmesão e alho desidratado, cuja receita você acompanha agora!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 

1,2 kg de vazio
8 dentes de alho desidratado
100 ml de azeite de oliva
150 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino
 

Preparo:

Prepare o vazio na churrasqueira em uma grelha temperando-o apenas com sal e administrando para ficar no ponto escolhido. Coloque o azeite de oliva numa pequena frigideira e junte o alho desidratado. Aqueça em fogo bem baixo afastando vez em quando da chama para não fritar ou aquecer demais e dourar outra vez o alho (a função á só hidratá-lo e aquecê-lo). Tempere com uma pitada de sal e pimenta e reserve. Adicione o queijo ralado sobre o vazio, retire-o e despeje sobre o queijo o alho com o azeite de oliva com cuidado. Sirva em seguida.

Você sabia?

A origem exata do alho é incerta, mas há alguns registros datados há mais de 6 mil anos na Ásia Central, na região da Sibéria. De lá teria sido levado para o Egito por tribos asiáticas nômades e através das rotas de comércio ido para a Índia e depois Europa. O primeiro a descrever o efeito bactericida do alho foi Louis Pasteur. Vários estudos já mostraram que a alicina presente na hortaliça tem ações e propriedades antissépticas, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária contra uma vasta gama de microrganismos. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Para preparar o alho desidratado siga estes passos:

Providenciar algumas cabeças de alho e separar os dentes das cabeças de alho, descascar e picar cada um em pedacinhos. Forrar uma assadeira com papel-manteiga e distribuir o alho picado por cima. Levar ao forno na temperatura mais baixa possível – o recomendado é entre 50 a 60oC mas se as temperaturas mínimas do forno forem maiores do que essas, a orientação é deixar uma rolha de cortiça para manter a porta do forno parcialmente aberta.  Deixar o alho assar até ficar totalmente seco, ao ponto de ser possível desfazê-lo com as próprias mãos. A expectativa é que isso possa levar entre duas a quatro horas e sempre de olho para que não queimem ou tostem demais. Uma vez que estiver com o alho desidratado armazenar o ingrediente em um recipiente esterilizado, fechar bem e mantê-lo em um local fresco e escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário