terça-feira, 29 de março de 2022

Miolo Wild Gamay Noveau 2022 - - mais que um vinho, um conceito!

 

Tive a satisfação de degustar o primeiro vinho da safra 2022 do mundo, um brazuca, o Miolo Wild Gamay Noveau 2022. Ser o primeiro rótulo desta safra tão aguardada e que está ainda está finalizando a vindima das castas mais tardias não denota apenas ineditismo mas sim um conceit: este Gamay é vegano,  utiliza o método ancesdtral de maceração carbônica, não leva adição de sulfitos (SO2 Free) e é elaborado com leveduras selvagens vindas da própria uva.

Os vinhedos que lhe dão vida estão localizados no Seival, na Campanha Gaúcha, que teve nesta safra temperaturas de 6oC no inverno e picos de  a 44oC no verão com muita ensolação e amplitude térmica.

É um vinho com linda coloração, bastante extração pronunciando um rubi violáceo profundo e turvo. A palheta aromática confere frutas vermelhas e negras frescas (groselha, ameixa, morango), goiaba, figada e leve mineralidade. Em boca apresente corpo leve, taninos bem domesticados, fruta repetida sob colchão da levedura resquício da maceração, acidez fina e ampla persistência no paladar. Fresco e agradável! Por se tratar de um tinto muito jovem e descolado encaixa na harmonização com pratos mais leves como caldos, sopas, cremes, massas com molhos menos estruturados, carne de frango e até aquele cordeiro magro assado além de queijos semiduros.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é ser servido na temperatura de 10 a 12oC

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário