quinta-feira, 3 de março de 2022

O risoto de peito de ganso defumado!

Uma deliciosa iguaria pomerana torna este risoto único!

Em minhas andanças neste breve período de férias fui provar uma das delícias de São Lourenço do Sul, cidade colada na Lagoa dos Patos na Costa Doce do RS. Lá uma das iguarias produzidas pelos descendentes de pomeranos é o peito de ganso defumado, uma delícia por sinal! Em 1858, chegaram em São Lourenço do Sul os primeiros imigrantes vindos da Pomerânia (região situada na costa do Mar Báltico, no norte do que hoje constitui território da Alemanha e da Polônia). Esses imigrantes trouxeram da Europa práticas alimentares, dentre as quais o processo artesanal de produção e uso gastronômico do peito de ganso defumado, que integra as práticas alimentares e a tradição culinária típica da etnia pomerana. E é esta iguaria o ingrediente principal da receita desta semana, o risoto de peito de ganso defumado! Acompanhe.

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picadinha
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
200g de peito de ganso defumado cortado em tirinhas
Meia xícara de salsinha picadinha
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 litro de caldo de galinha
Sal e pimenta preta moída à gosto
 
Molho:
 
2 maçãs verdes cortadas em cubos
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
Uma xícara de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de maçã
Meia taça de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Meia cebola picadinha
Pitadas de noz moscada em pó
Sal e pimenta a gosto

 

Preparo:

Aqueça numa panela manteiga e azeite de oliva e junte a cebola e o alho refogando em fogo médio. Quando dourar, somar o arroz e mexer com os ingredientes. Juntar o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Aos poucos ir adicionando o caldo de galinha, concha por concha, mantendo encharcado o preparo. Adicionar o peito de ganso e a salsinha (cuidado pois o peito de ganso é bem salgado, corrija o sal somente no final se precisar). Junte a pimenta. Cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Desligar o fogo e juntar a manteiga e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz.

 

Molho:

Em uma panela esquente a manteiga, a cebola, o gengibre e o açúcar e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Acrescente a maçã e cozinhe por mais 10 minutos colocando um pouco de água fervente se precisar. Em seguida coloque o vinho branco e deixe cozinhar em fogo médio por mais 15 minutos. Retire e bata no liquidificador ou no mixer e adicione a noz moscada. Finalize com o sal e a pimenta a gosto e reserve. Monte o risoto colocando cerca de meia concha do molho de maçã no fundo do prato e servindo o risoto sobre este.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário