quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A nuca de porco ao forno



Do chiqueiro a panela. Quebre seu preconceito com relação a carne de porco!

A carne de suíno carrega consigo o estigma da alimentação e condições do criatório do porco. Na verdade, o ambiente onde vive o animal pouco importa para que a sua carne seja afetada de maneira anti-higiênica ou que a comprometa em sabor ou qualidade. Quem nunca se deliciou com cortes de carne de porco preto criado à base de milho, pasto e restos de comida e não se lembre do sabor inigualável e da textura tenra e suculenta que se apresentava. Pois um dos cortes que caíram no gosto dos apreciadores é a nuca, início do lombo cortado a partir da cabeça da carcaça e que possui uma carne firme, saborosa, magra e muito fácil de preparar, como nesta receita de Nuca de Porco ao Forno.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1,5kg de nuca de porco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picadinhos
Pitadas de cominho em pó
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
Uma colher de chá de gengibre fresco ralado
Duas xícaras de vinho branco seco
Uma colher de sopa de mostarda
2 folhas de louro
Uma colher de chá de tomilho desidratado
4 cravos da índia
Sal e pimenta preta moída na hora à gosto
2 xícaras de caldo de galinha

Preparo:

Misture numa vasilha os temperos: cebola, alho, cominho, gengibre, vinho, azeite de oliva, tomilho  e louro. Misture bem com um batedor ou mesmo garfo para emulsionar. Após estar bem homogêneo leve a geladeira por cerca de 15 minutos. Com um garfo fure a carne e em alguns destes furos crave os cravos. Espalhe a mostarda e em seguida a marinada de temperos. Deixe pegar gosto por cerca de 1 hora, unte um refratário com oliva e disponha a carne e o líquido da marinada, temperando com sal e pimenta. Aqueça o forno por 15 minutos a 200oC. Leve a carne para assar coberta com papel alumínio por cerca de 40 minutos. Retire o alumínio, coloque o caldo de galinha e asse por mais 20 a 30 minutos para dourar. Retire fatie sirva acompanhado de arroz branco ou batatas cozidas e salada verde.





6 comentários:

  1. Meu amigo, fiz agora.
    Ficou sensacional.
    Ao invés de picar eu ralei o alho e a cebola.
    Destacou mais ainda o tempero.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Ismael! Boa dica!!! Abraço e maravilhoso 2019!

    ResponderExcluir
  3. Se não tiver vinho branco o que posso usar

    ResponderExcluir
  4. Acabei de fazer ficou muito ruim não gostei nada nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Muito estranho não ter ficado bom, a nuca de porco pelo teor de gordura entremeado e os temperos citados não possibilitam desvio no preparo, mas grato pelo feedback, ficarei atento!

      Excluir