quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Associação Brasileira de Sommeliers / Rio Grande do Sul - dá continuidade a curso profissional de sommelier



A vinícola Chandon foi palco, de sexta-feira (13) até domingo (15), da continuidade do curso profissional de sommelier, promovido pela secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) que conta com o apoio dos professores da ABS-SP. O diferencial do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas – além da Chandon, participam também Miolo, Aurora, Don Guerino, Salton e Casa Valduga. O módulo final, o de serviço, será no Spa do Vinho.

Arthur Azevedo, que também preside o capítulo paulista da ABS, foi o responsável pelo terceiro módulo. As quatro aulas trataram de vinificação, Champagne, espumantes do resto do mundo, Austrália e Nova Zelândia. Na ocasião, foi aplicada a primeira das quatro provas do curso que também contou com um teste da descrição de um vinho. Outros experientes diretores da ABS-SP – José Luiz Borges e Mário Telles Jr. –, que já presidiram a entidade em mais de uma oportunidade, também são professores do curso.

A primeira turma de sommeliers tem 45 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo pessoas de outras áreas, como advogados, médicos e comerciantes como Jorge Silva, 54 anos, de Caxias do Sul. "O curso é ótimo. Recomendo a todos aqueles que são amantes do vinho. É com satisfação que vejo nascer no Estado a ABS-RS que tem importante papel na difusão do hábito de apreciar essa maravilhosa bebida", opina. O próximo módulo também será ministrado por Arthur Azevedo nos dias 4, 5 e 6 de dezembro na sede da vinícola Don Guerino, em Alto Feliz.

SOBRE A ABS-RS


Entre os principais objetivos da ABS-RS está a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia. Com sede em Bento Gonçalves e unidade em Porto Alegre, a entidade espera somar forças no desenvolvimento do trade da região. Neste primeiro ano, o projeto se concentrará na serra gaúcha e na região metropolitana da capital gaúcha, dois fortes centros econômicos e intensamente ligados aos setores gastronômico e vinícola. Desde maio, a associação tem promovido cursos temáticos na capital gaúcha. Em 2016, o plano é promover cursos com diversas temáticas em grandes cidades do interior e nas regiões vitivinícolas como a Campanha, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário