quinta-feira, 25 de abril de 2019

A salada caprese!



Nada melhor que um prato cheio de história para contar!

A Itália pode tranquilamente requisitar para si o título de berço gastronômico mundial afinal pelas tantas contribuições que trouxe para a cozinha mundial. Estar na Itália é comer bem e saudável, preparar as receitas que lá nasceram é aventurar-se por um delicioso caminho culinário. E é de lá, da ilha de Capri, margeada pelo Golfo de Nápolis, que surgiu o nome Caprese. Capri exercita diariamente este hábito de receitas familiares elaboradas com muitos ingredientes saudáveis, como tomates, muçarela de búfala, manjericão fresco e azeite de oliva de ótima qualidade. E esta Salada Caprese de tão italiana que é, carrega consigo inclusive as cores da bandeira da Itália! Confira a receita:


Ingredientes:

200g de muçarela de búfala
2 tomates médios bem maduros
Folhas de manjericão basílico
Azeite de oliva extra-virgem
Sal à gosto
Pimenta-do-reino moída

Preparo:

Cortar as “bolas” de muçarela de búfala em fatias de cerca de meio centímetro de espessura, assim como os tomates. Separar as melhores e maiores folhas de manjericão e que sejam em mesmo número que as fatias de tomate. Cuidado para não lavar o manjericão, pois o ideal é passar um pincel de cozinha ou então um algodão para tirar as impurezas. A montagem é fácil: em um prato ir colocando uma fatia de tomate, depois uma de muçarela, por fim o manjericão e iniciar o processo novamente, formando uma bela e colorida sobreposição. Temperar com sal, pimenta e regar com o azeite de oliva. Servir em seguida.  



Você sabia?

Como tudo na Europa a historia valoriza as pessoas, os lugares, os contextos e as criações culinárias. No caso da Salada Caprese, pelo menos três histórias foram encontradas sobre a sua invenção na Ilha de Capri. A primeira é que a salada já era feita na ilha e que, um certo dia, foi servida ao rei Farouk do Egito. O rei, que estava em visita e não conhecia o prato, teria dado o nome de Caprese. A partir de então, a salada teria ficado popular – pela boca do rei. Outra possível origem para a Salada Caprese é a de um construtor de Capri, que havia criado a salada por gostar muito de comida com as cores da bandeira do país. A terceira história sobre a origem da Caprese é a única que tem registro histórico. Em 1924, a salada era parte de um menu de um hotel em Capri, assinado por um chef famoso na época. O mais provável é que já era uma salada de consumo dos habitantes da ilha antes de compor o menu do hotel, já que sempre existiram os ingredientes. Mas o menu assinado pelo chef é que deu notoriedade à salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário