quinta-feira, 18 de abril de 2019

O filé de peixe empanado!



Nesta sexta-feira uma receita especial!

Um dos métodos de preparo mais eficientes para peixes em posta ou pedaços de filé é o empanado. Tal procedimento isola a carne e deixa-a suculenta mas com a crosta empanada bem crocante e saborosa. E no tempero para não mascarar as características do peixe, apenas a companhia do limão e molho tártaro. Vamos a receita!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 filés grossos de peixe branco
Meia xícara de farinha de trigo
Uma xícara e meia de farinha de rosca
Um ovo batido
Sal e pimenta preta moída na hora
3 colheres de sopa de óleo de girassol
Molho tártaro para servir

Preparo:

Seque bem os filés de peixe com papel toalha e tempere com sal e pimenta. Distribua a farinha de trigo, o ovo e a farinha de rosca em três pratos separados. Individualmente e de um lado apenas afunde o filé na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca pressionando firmemente até que uma espessa camada de farinha esteja aderida. Aqueça o óleo em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio. Adicione os pedaços de peixe, empanados e sele o lado da farinha até dourar por cerca de 5 minutos. Vire-os e leve-os a um refratário e coloque no forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 5 a 8 minutos. Sirva imediatamente acompanhado do molho tártaro.

Você sabia?

Feito a base de maionese, o molho tártaro acompanha com excelência peixes e carnes, sejam eles grelhados ou fritos. A receita de molho tártaro é bem simples e rápida de fazer. A utilização do molho tártaro se popularizou no século XIII, quando os cavaleiros tártaros criaram o hambúrguer e o molho tártaro, sendo sua receita aprimorada com o tempo e adequada a cada região. Uma receita para este molho leva 1 colher (chá) de cebola ralada, 2 colheres(chá) de picles picados (cenoura e pepino), 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas, 1/2 colher(sopa) de alcaparras picadas, 1 colher(sopa) salsa e cebolinha picadas, 3/4 de xícara(chá) de maionese, 1 colher (chá) de limão ou vinagre(opcional) e 1 colher(chá) de mostarda, misturando todos os ingredientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário