sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As trutas dos Campos de Cima da Serra


Cambará do Sul, na extrema altitude do RS, há mais de mil metros do nível do mar, é excitante, seja pelo frio (na média zero graus mas com um vento que sopra constante e gelado a sensação térmica cai para -5 graus centígrados com picos de -15 graus!) seja pela vista deslumbrante dos inúmeros cânions da Serra Geral e dos Aparados da Serra, onde entre os mais conhecidos estão o Itaimbezinho e o Fortaleza. Do alto deste enxerga-se inclusive o litoral gaúcho, a praia de Torres, desde que a neblina permita e o sol estenda o olhar.



Na beleza natural que atrai – por incrível que pareça – mais turistas de fora que do próprio Rio Grande, são muitos paulistas, mineiros, paranaenses, alemães e portugueses, que de Porto Alegre sobem por Taquara, São Francisco de Paula até Cambará percorrendo apenas 180km por estrada asfaltada e que passa por paisagens lindíssimas. Também quem está em Gramado pode ir aos cânions, num passeio de um dia com muita tranqüilidade. Nos 22km da estrada de chão batido – muito ruim e que leva cerca de uma hora para ser vencida - que separam Cambará do cânion Fortaleza parece que se está em outro país, outra região, talvez a Patagônia argentina, pois o solo pedregoso não permite que cresçam mais do que uma vegetação rasteira, um campo seco e amarelado pelo frio e pela geada, um deserto onde se ouve apenas o vento uivando que balança raivoso a rala vegetação. E ao chegar-se no cânion o espetáculo propiciado pela natureza é algo esplendoroso, sem resumos literários. Talvez somente a crença em algo magnânimo explique.



Para manter o corpo em pé e saudável, muita comida campeira é que descobri em Cambará, movida a puchero (ensopadão de legumes e carnes engrossado com farinha de mandioca), carnes de panela, guizado com moranga e milho, aipim com espinhaço de ovelha e truta. É isso mesmo, truta! A truta é um peixe que habita águas geladas e na região de Cambará e ainda mais em São José dos Ausentes, rios gelados são os paraísos para pesca de truta, um peixe de coloração muito bonita e que na média atinge cerca de um quilo de peso.



A maneira de prepará-la é variada, podendo ser assada inteira e recheada com ervas; frita em postas; em forma de bolinho; ou filés passados na chapa que é o que provei nas minhas férias. Nada de difícil, basta temperar os filés com sal e pimenta do reino moída na hora, aquecer muito bem uma chapa, ou melhor ainda, uma frigideira teflon antiaderente e passar os filés primeiro pelo lado da carne e depois pelo lado da pele, que deve ficar crocante. Para encerrar, refogar em um pouquinho de manteiga cebolinha verde picada e alcaparras esmagadas e escorridas e despejar sobre os filés para serem servidos acompanhados de polenta assada na chapa e formaggio frito. Um espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário