sábado, 12 de novembro de 2011

A Confraria do Sagú



A paixão e curiosidade pela bebida preferida do mitológico deus Baco – o vinho! - é que reúne mensalmente um grupo de homens que se juntam para debater e degustar castas variadas e oriundas dos mais conhecidos produtores mundiais.



Num clima festivo e sempre muito aguardado Luciano Ourique, Sandro Laste, Alexandre Hoppe, Homero Agra, Sandor Hoppe, Carlos Klemm, Daniel Boessio, Walter Dias, Marcelo Magalhães, Rodrigo Ardenghi e mais este colunista compõem a sugestiva Confraria do Sagú, uma das primeiras confrarias de vinhos de Santa Cruz.

Nos encontros além da degustação da bebida muitas informações sobre a história da região produtora, viticultores e todo o universo que compõe este enohobby são trazidos e debatidos entre os presentes, levando-se em conta que uma degustação nada mais é do que uma análise sensorial individual, portanto sujeita comumente a opiniões diversas. O ponto de encontro é variado e quase sempre acompanhado por um prato a ser harmonizado, pois além de apaixonados por vinhos, quase todos os confrades tem na arte da culinária uma outra paixão.



O tipo de degustação pode variar conforme a ocasião e a seleção de rótulos escolhida. Ela pode ser “às claras” ou “às cegas”, sendo que nesta modalidade os vinhos não são divulgados antes de serem provados e analisados pela ficha de degustação. A degustação também pode ser “horizontal”, ou seja, uma mesma uva varietal engarrafada em diversos países, ou “vertical”, onde uma mesma uva de um mesmo produtor mas de anos variados é degustada.



Nas degustações um vinho é analisado por completo e dividido em três etapas: Olho (verifica-se o brilho, a limpidez, a coloração e as lágrimas); Nariz (busca-se a identificação dos aromas, a persistência, qualidade e intensidade aromática) e a Boca (onde analisa-se os açúcares, os taninos, o amargor, algumas características próprias, o retrogosto entre outros). Para cada etapa é atribuída uma nota onde se calcula uma média individual e uma média do grupo que irá ter como resultado o ranking alcançado por cada exemplar provado.



Segue a indicação de alguns vinhos degustados pela Confraria do Sagu e com alta pontuação:

Tasca D’almerita Cabernet Sauvignon 2003 (italiano)
Susana Balbo Crios Malbec 2006 (argentino)
Rufus Stone Syrah 2003 (australiano)
Esporão Private Selection 2004 (português)
Purple Angel Carmenére 2005 (chileno)
Penfolds Bin 389 Cabernet Shiraz Vintage 2001 (australiano)
Ancien Domaine des Hospitaliers Hospitalet de Gazin 2000 (francês)
Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva 2008(brasileiro)



A Confraria do Sagú tem sede em Santa Cruz do Sul e reúne-se há três anos e periodicamente realiza avaliações técnicas de vinhos através de variados métodos. Saiba mais sobre os confrades e acompanhe as degustações feitas pelo blog: confrariadosagustc.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário