quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Sangria Espanhola!


Além do futebol, Brasil e Espanha também disputam espaço quando o assunto é comida e bebida!

Ainda sob o efeito da goleada da Seleção Brasileira de Futebol sobre a seleção espanhola na final da Copa das Confederações a matéria principal de hoje dedica-se a explorar os segredos de uma das bebidas mais emblemáticas daquele país – a Sangria – que, assim como a nossa mundialmente conhecida caipirinha – não é somente uma bebida, mas uma tradição centenária. Sangria em espanhol significa "derramamento de sangue" e a alusão é feita devido à coloração desta bebida que leva o vinho tinto seco como principal componente além de frutas frescas, açúcar, gelo e soda.
A Sangria teve origem ao Sul da Península Ibérica, especialmente à Região da Andaluzia, entre as famílias humildes, onde os andaluzes mais velhos conhecem a sangria das tascas e associam-na, quase sempre, às artes da tourada: Sangre del Toro (Sangue do Touro).  Mantem-se os vinhos, mas os ingredientes podem mudar de região para região. O certo é que é uma bebida própria para o verão, sendo servida em jarros, fresca e com muito gelo e utiliza-se de uma concha usada para obter frutos do fundo do jarro. As frutas acabam trazendo um visual colorido que, junto com a decoração do copo, da taça ou da jarra, dão um toque especial para o líquido, que, além de ter um sabor refrescante, tem um aroma suave. O preparo é simples, de acordo com o gosto de cada um. Suas variações mais conhecidas são servidas com vinho branco no lugar do tinto, chamado clericot, ou com opções como refrigerantes, água natural, com gás e sucos variados. Confira abaixo uma ótima receita de Sangria.



Ingredientes:

1 litro de vinho tinto seco
2 rodelas de limão siciliano
3 folhas de hortelã
1 dose de conhaque
2 doses de licor de laranja
1 laranja picada em cubos
3 maçãs verdes cortadas em cubos
3 rodelas de abacaxi picadas em cubos
1 pêssego cortado em cubos
2 ou 3 pauzinhos de canela
1 garrafa pequena de água tônica
3 colheres de sopa de açúcar amarelo

Preparo:


Em um copo grande, dissolva o açúcar em um pote de vidro. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, transfira a mistura para um jarro maior e junte o restante do vinho, licor, conhaque e da água tônica. Mexa ligeiramente e adicione as frutas em cubos (quanto menores forem os cubos, mais saborosa será a sangria). Acrescente o limão siciliano, a hortelã e os pauzinhos de canela, e deixe repousar durante 1h. Sirva bem gelada!

4 comentários:

  1. a Sangria é propriedade da Península Ibérica e não de Espanha, o povo que associou o pau de canela, por exemplo, foi o povo Português, portanto, não devemos induzir a erro quanto à origem da Sangria, nem ofender os nossos antepassados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Originou-se segundo pesquisa na Andaluzia na Espanha, que fica na Península Ibérica... Não há ofensa nenhuma a esta citação!

      Excluir
  2. por quanto tempo posso consumir a sangria depois de pronta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. No dia!

      Excluir