quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O salmão de Natal!


Não há como passar em branco a feitura de dois pratos para as ceias de Natal e Ano Novo: um bacalhau e um salmão, este a receita de hoje

É fato: gosto muito de salmão! Mesmo nunca tendo sido apresentado ao autêntico salmão – aquele que sobe os rios gélidos da América do Norte para desovar – contento-me com muito gosto aos que me são oferecidos vindos do Chile, criados em cativeiros de alto mar, tratados com ração especial para pigmentação da carne e sabe-se lá o que mais. A carne gordurosa e de sabor ímpar seduz ao olho e em seguida ao paladar e faz pensar em variações mil, desde que todas mantendo a personalidade do palato que só o salmão consegue trazer. Factível em qualquer época, nas festas de final de ano então, é figura obrigatória! A seguir uma ótima receita para ser servida na noite de Natal, o Salmão Laqueado!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Para o peixe:
Um filé de salmão com cerca de 1,2kg
Óleo de girassol
Suco de um limão
Um terço de xícara de chá de mel
Um acolher de sopa de mostarda de Dijon
Uma colher de chá de vinagre de maçã
Meia colher de chá de tomilho fresco
Sal e pimenta preta moída à gosto

Preparo:

Misture num recipiente o mel, a mostarda, o vinagre e o tomilho. Leve ao fogo baixo e mexa com vigor até levantar fervura. Desligue e reserve. Unte um refratário com um pouco de óleo de girassol e leve e acomode o salmão. Tempere com sal e pimenta e o suco de limão e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 15 minutos. Retire, pincele com o preparado à base de mel e leve ao forno novamente por mais 10 minutos para corar. Sirva em seguida acompanhado de batatas ao forno e legumes ao bafo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário