quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A barriga de leitoa com farofa de pão dormido e gengibre


  
A carne de suíno adquiriu ares de alta gastronomia nesta deliciosa receita

Fui criado comendo muita carne de porco! A minha ascendência de origem germânica tinha tal variedade de carne como a mais consumida nos almoços e jantares no sítio de meus avós paternos e também o lado português de minha mãe propiciava semelhante hábito, ou seja, eram porcos vindo de todos os lados! Lá criavam e abatiam os suínos e deles preparavam morcilhas, torresmos, tiravam banha, toucinho e carne. Muitas vezes cozinhavam as carnes em enormes panelas direto na lenha e depois guardavam em tachos de cerâmica para consumo, pois energia elétrica e refrigeração eram raridade naquela época. Depois das caçadas de budoque pelos matos da vizinhança, eu e meus primos nos deliciávamos de fatias de pão de milho quentinho cobertos com colheradas de resíduos de carne repleto de sabor que emergiam durante o processo de resfriamento nos tachos. Velhos tempos de refeições repletas de sabor e romantismo! E vez em quando pequenos leitões pretos criados com resto de comida, milho, aipim e pasto – responsáveis por deixar a carne com um sabor delicado e inigualável - eram abatidos para serem preparados em ocasiões especiais. Pois encontrei um fornecedor desta iguaria e não me contive em preparar a receita da Barriga de leitoa com farofa de pão dormido e gengibre



Ingredientes:
(para 4 porções)

1kg de barriga de leitoa magra com pele cortada em 4 pedaços quadrados
Azeite de oliva
Alecrim
100ml de cachaça
4 colheres de sopa de mel
300g de batatas brancas
100ml de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga
50g de queijo parmesão ralado
50 ml de creme de leite
Pitadas de noz moscada
4 fatias de pão dormido (pode ser de sanduíche)
Um pedacinho de gengibre fresco picadinho
Sal e pimenta do reino moída à gosto
Azeite de oliva


Preparo:

Misture num recipiente pitadas de pimenta, o alecrim e a cachaça. Tempere a carne com sal e use esta mistura para lambuzar a carne. Numa assadeira untada com azeite de oliva disponha os pedaços de barriga com a pele voltada para cima e leve ao forno pré-aquecido a 200oC para assar, sendo 20 minutos coberto com papel laminado. Depois retire o papel e deixe por mais 15 minutos para a pele ficar crocante. Utilize o mel para lambuzar a carne antes de servir no prato, mas sem pincelar a pele. Enquanto a carne está no forno, coloque os pães para tostar na torradeira, até adquirirem uma textura firme e seca. Coloque no processador e bata com pequenos toques, apenas para esmigalhar grosso. Aqueça um fio de azeite de oliva numa frigideira e junte o gengibre, refogue. Adicione o pão esmigalhado e em fogo baixo mexa para incorporar os sabores, tempere com um pouquinho de sal. Assim que dourar, desligue e reserve. Faça o purê de batatas cozinhando as batatas com uma pitada de sal, depois escorra-as e leve a um recipiente para serem esmagadas. Junte o leite de coco, o creme de leite, a manteiga, a noz moscada, pimenta e o queijo parmesão. Finalize o purê. Individualmente sirva algumas colheradas do purê, sobre este o pedaço de barriga de leitoa assado e acompanhado da farofa de pão dormido. Bom apetite!  

Você encontra cortes de leitoa na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário