terça-feira, 29 de setembro de 2015

O tempero leve para peixe frito


Hoje falaremos de um dos pratos preferidos dos brasileiros, o peixe frito – simples e prático de preparar – e de uma receita de tempero que pode ser usado tanto na fritura como em assados e grelhados deste fruto do mar ou rio.  Um dos boas carnes é o filé de peixe espada frito, pois sua carne é branquíssima e o sabor delicado, aceitando muito bem um tempero leve como o que segue abaixo. Como cada um tem seu jeito de fritar peixe aprendido muitas vezes com a bisavó que foi passando os segredos de geração para geração – e neste quesito as mulheres cozinheiras são imbatíveis, pois ninguém frita peixe como elas – cita-se apenas alguns cuidados e dicas:



> O peixe para fritar - antes de ser enfarinhado - não deve ser lavado em água, pelo contrário, deverá ser secado esfregando-se com papel absorvente, retirando assim o excesso de tempero e umidade.

> Para obter uma boa fritura é necessário que a frigideira seja grande e funda. A temperatura do óleo deve ser inversamente proporcional ao tamanho do peixe, isto é, se o peixe for pequeno (150 a 200 g) o calor, de início, não deve ser demasiado forte, aumentando durante a fritura. Coloque 5 cm de gordura vegetal ou óleo numa panela e o ponto do óleo para se levar o peixe pode ser medido jogando um palito de fósforo dentro da frigideira. Quando este acender, o óleo estará na temperatura ideal.

> As postas e os peixes pequenos ou filés podem ser fritos com bastante gordura, tanto empanados quanto à milanesa. quando estiver fervendo coloque pequena quantidade de peixe na panela, deixando fritar de 3 a 5 minutos de cada lado ou até que esteja dourado. Escorra-o sobre papel absorvente.

A seguir a receita do Tempero Leve para peixes


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

Uma cebola média
Um dente de alho
4 ramos de salsinha verde
4 talos de cebolinha verde
2 colheres de sopa de alcaparras
10 folhas de manjericão
Suco de 2 limões galegos ou taiti
Sal à gosto
Pimenta branca à gosto
Pimenta preta à gosto

Preparo:


O preparo é muito simples não exigindo maestria. Corte a cebola em pedaços menores assim como a cebolinha verde. Coloque todos os ingredientes dentro de um processador ou na falta dele de um liquidificador e bata para que fiquem bem misturados. Corrija o sal se necessário e, pronto, você tem um preparado de temperos ideal para usar na feitura de peixes fritos, assados na grelha ou no forno. Basta pincelar com um pincel de cozinha o tempero nos filés e deixar pegar gosto por cerca de trinta minutos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário