quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Beef Wellington


Basta seguir cada passo que o resultado é a vitória, assim como a obteve o Duque de Wellington sobre Napoleão Bonaparte.

Em 1815, na batalha denominada Waterloo, o marechal britânico Arthur Wellesley derrotou o impiedoso Napoleão Bonaparte. De volta a Inglaterra, o irlandês foi aclamado como herói, recebeu o título de primeiro duque de Wellington – daí o nome do prato – justamente graças às vitórias contra as tropas napoleônicas. O tal bife geralmente compreende um filé mignon embrulhado em massa folhada e levado ao forno para assar. E é esta receita que apresenta-se hoje, o Beef Wellington
  

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de filé mignon
10 fatias de presunto de parma
600g cogumelos frescos
Meia xícara de chá de mostarda Dijon
400g de massa folhada
4 gemas de ovo
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola pequena picadinha
Pitadas de alecrim
Sal e pimenta
Azeite de oliva
Duas colheres de sopa de manteiga

Preparo:

Primeiramente limpe o filé (você pode solicitar ao açougueiro que o faça). Corte as pontas ocupando o meio que é mais cilíndrico e uniforme. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora e sele a peça numa frigideira, usando um fio de oliva e a manteiga. A Peça deve ficar com uma crosta marrom. Retire da frigideira e cubra com uma camada de mostarda Dijon e deixe esfriar. Pique grosseiramente os cogumelos e coloque-os um processador junto como alho até formar um purê. Leve esta mistura a frigideira sem gordura, junte a cebola picada e deixe evaporar toda água. Após junte o alecrim e misture. Reserve. Abra um filmito plástico do tamanho que sobre para fechar em uma superfície lisa e forre com o presunto de parma. Espalhe a pasta de cogumelo por cima do presunto de para ficar numa fina camada homogênea. Acomode o filé bem ao centro e com cuidado enrole o presunto de parma com a pasta sobre o filé formando um cilindro, bem apertado tirando todo o ar. Feche o filmito nas pontas e refrigere por 20 minutos. Desenrole a massa folhada sobre uma superfície lisa para que fique de um tamanho que possa cobrir a carne. Retire a carne do filme plástico e acomode no meio da massa aberta. Pincele as bordas da massa com a gema de ovo batida e enrole-a sobre a carne de forma a formar um novo cilindro. Corte o excesso da massa das extremidades e dobre de forma a cobrir os lados da carne. Pincele toda a massa com a gema de ovo batida e refrigere novamente na geladeira por 5 minutos para firmar. Dê uma última pincelada com a gema batida, acomode numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200oC para assar por 30 a 40 minutos dependendo do ponto desejado. Retire, deixe a carne descansar por cerca de 10 minutos, corte em fatias e sirva acompanhado do que mais desejar.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário