quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Pizzato Allumé

 


Allumé é a nova linha de vinhos da Pizzato Vinhas e Vinhos, do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves!  Allumé, em sua origem francesa, significa iluminado, ligado, aceso. E é esta perspectiva que tais vinhos atendem, muito saborosos, fáceis de beber e que “iluminam” qualquer ocasião. 

O Pizzato Allumé Chardonnay 2021 é um branco de linda coloração amarelo dourado brilhante e muito límpido com notas que trazem abacaxi e demais frutas brancas (pomelo, melão, pera) além de flores do campo, baunilha e brioche.  Em boca a fruta é bem vinda, muito fresco, com acidez média e final de boca agradável. Este vinho fermenta por 6 meses em barrica de carvalho. Este branco combina com saladas, canapés, frango, frutos do mar ou somente em carreira solo, sem companhia de comida. 

Já o Pizzato Allumé Pinot Noir 2022 possui coloração rubi claro e pronuncia um leque de aromas com ameixas, framboesa, frutas secas, cogumelos, especiarias, funcho e toque floral. Em boca é seco, agradável, com ampla persistência e traz frutas frescas. Muito cômodo e confortável de beber. Harmoniza com carne de cordeiro, legumes salteados, cogumelos frescos e alguns peixes. Também repousa em barricas de carvalho.

 

Classe:Fino

Classificação:Seco

Volume:750 ml

Amadurecimento:6 meses em barricas de carvalho.

Temperatura:8º a 12º C

Potencial de guarda:4 anos

Visual:Límpido, brilhante, de coloração amarelo palha.

Olfato:Frutas cítricas, baunilha, caramelo, defumação.

Paladar:Fresco, com uma boa acidez, média persistência.

Harmonização:Carnes Brancas. Peixes e Frutos do Mar. Massas e risotos com molhos leves.

Fechamento:Rolha

 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário