quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A Avaliação Nacional de Vinhos

 

 

30ª Avaliação Nacional de Vinhos reuniu 1.634 apreciadores de todos os estados brasileiros e de quatro países, numa degustação simultânea das 16 amostras mais representativas da Safra 2022. Lançamento do livro dos 30 anos e do leilão beneficente marcaram evento sediado em Bento Gonçalves com transmissão pelo Youtube

 


A maior Avaliação Nacional de Vinhos da história foi emocionante. Marcada pela retomada do evento presencial, mantendo a transmissão simultânea pelo Youtube, foram 600 apreciadores e mais de 150 pessoas na organização do evento na Capital Brasileira do Vinho, outros 900 enófilos acompanhando de casa e mais 134 formadores de opinião em sete polos físicos espalhados pelo Brasil. Juntos, os 1.634 amigos do vinho brasileiro degustaram ao mesmo tempo as 16 amostras mais representativas da Safra 2022, vindas de terroirs das cidades gaúchas de Alto Feliz, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e Muitos Capões, além da catarinense São Joaquim. Os vinhos selecionados revelam as variedades Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Moscato Giallo, Pinot Gris, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat, Roriz e Teroldego.

“Estavam todos ansiosos por este reencontro. Mesmo tendo realizado duas edições on-line em 2020 e 2021, a emoção de rever amigos e fazer novas amizades é incomparável. A jovem Avaliação Nacional de Vinhos completa 30 anos madura, plena e, acima de tudo, global. Com este formato híbrido, rompemos todas as barreiras imagináveis, levando o vinho brasileiro para a casa dos brasileiros e para o mundo. A diversidade do nosso vinho é encantadora e única no mundo. E ver que nessas 30 safras a Avaliação influenciou e foi influenciada pelo mercado nos dá a certeza de que tudo o que fizemos nessa trajetória nunca perdeu o propósito inicial de avaliar a produção nacional”, comemora o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin.

Unindo o encontro presencial e o on-line, a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo aproximou apreciadores de todos os estados brasileiros, além do DF. Para servir as 1.634 taças, foram necessários 96,6 litros por amostra, totalizando 1.545 litros entre os 16 vinhos. Foram 54 garrafas de 750 ml em Bento Gonçalves e outras 300 garrafas de 187 ml para os kits, por amostra. O serviço do vinho, realizado por 120 alunos de cursos de Viticultura e Enologia, foi uma atração a parte numa coreografia que já acompanha o evento desde a primeira edição, em 1993.

A cada amostra, um novo comentário. Este ano, esta tarefa coube a um grupo heterogêneo formado por enólogos, chefs, jornalistas, sommeliers e enófilos, entre eles sete mulheres. Os 16 comentaristas se unem à ABE num trabalho de promoção e divulgação do vinho brasileiro, sua evolução e cultura. Por isso, esse painel sempre traz diversidade. “Mesclamos especialistas e leigos por entendermos que o vinho brasileiro deve estar onde o brasileiro está, em todos os lugares”, reforça Gasperin. O enólogo Gilmar Pedrucci, que presidiu a primeira edição reviveu a experiência, juntamente com os jornalistas Affonso Ritter e Irineu Guarnier Filho, já homenageados com o Troféu Vitis, além de Alejandro Cardozo, Enólogo do Ano 2021. Os enólogos Elba Hormazabal (Chile), Giordano Formenti (Itália), José-Manuel Zabala (Chile) e Estela de Frutos (Uruguai) também marcaram presença, além dos chefs de cozinha Flávia Quaresma e Carlos Bertolazzi, das jornalistas Suzana Barelli e Lilian Lima, esta também sommelier, assim como Ana Cristina Mokdeci. A comunicadora e educadora e Nathalia Cirio e o professor e enófilo Adão Villaverde completaram o time juntamente com Walace Gonçalves Neves, eleito o Melhor Sommelier do Brasil 2022.

Troféu Vitis 2022

Todos os anos, durante a Avaliação, a ABE aproveita o maior momento do vinho brasileiro para homenagear duas pessoas pela sua contribuição ao setor. Nesta edição, o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2022 foi para a gestora de Projetos do Sebrae, Angélica Louvani Inácio Brandalise, que vem atuando na geração de negócios para a cadeia produtiva da uva e do vinho, auxiliando, especialmente, os pequenos produtores. E o Troféu Vitis Enológico 2022 ficou com o enólogo Gilmar Pedrucci, que presidiu as duas primeiras edições da Avaliação, assim como a ABE nos anos de 1993 e 1994.

As 30 Avaliações em livro

Um dos grandes diferenciais da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos foi o lançamento do livro “Avaliação Nacional de Vinhos - 30 Anos”, que traz a história, os personagens, os vinhos, os shows, as homenagens do Troféu Vitis e, principalmente, os bastidores das três décadas da Avaliação Nacional de Vinhos, registrando desde a seleção das amostras nos tanques das vinícolas até ao brinde dos 16 vinhos. A obra é assinada pelo jornalista e escritor Irineu Guarnier Filho.

Leilão de obra pintada com vinho

A obra do artista plástico Ivalino José Postal, pintada a base de vinho, e que integra a campanha da Avaliação deste ano, foi a leilão. O lançamento foi dado pelo presidente da ABE, André Gasperin, durante o evento. Avaliada em R$ 6 mil – lance inicial – a obra tem 65cm x 87cm com moldura e retrata as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou na evolução do vinho brasileiro. O leilão é oficial e on-line e os lances podem ser dados através do site www.lunellileiloes.com.br/leilao-virtual/xa-001-pintura-sobre-tela. Para poder dar lance é necessário preencher o cadastro. AO ABE entregará o valor arrecadado para a APAE de Bento Gonçalves.

AS 16 AMOSTRAS SELECIONADAS ENRE OS 30% MAIS REPRESENTATIVOS DA SAFRA 2022 E SEUS COMENTARISTAS

 

CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE

1.         Chardonnay – Empresa Brasileira de Vinificações – Caxias do Sul (RS)

Gilmar Pedrucci, Presidente da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos – Brasil

2.         Chardonnay – Ponto Nero Indústria de Bebidas – Garibaldi (RS)

            Alejandro Cardozo, Enólogo do Ano 2021 - Uruguai

3.         Pinot Noir e Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

            Irineu Guarnier Filho, jornalista e escritor – Brasil

 

CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO

4.         Pinot Gris – Cooperativa Vinícola São João – Farroupilha (RS)

            Ana Cristina Barbosa Mokdeci, sommelier e wine influencer – Brasil

5.         Chardonnay – Vinícola Perini – Farroupilha (RS)

            José-Manuel Zabala, enólogo - Chile

 

CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO

6.         Moscato Giallo – Vinícola Gaio – Flores da Cunha (RS)

            Lilian Lima, jornalista e sommelier – Brasil

7.         Sauvignon Blanc – Vivalti Vinícola – São Joaquim (SC)

            Wallace Neves, Melhor Sommelier do Brasil 2022 - Brasil

 

CATEGORIA ROSÉ FINO SECO

8.         Tannat – Casa Venturini Vinhos e Espumantes – Flores da Cunha (RS)

            Adão Villaverde, professor e enófilo – Brasil

 

CATEGORIA TINTO FINO SECO JOVEM

9.         Roriz – Vinícola Família Lemos de Almeida Vinhas e Vinhos – Muitos Capões (RS)

            Affonso Ritter, jornalista – Brasil

 

CATEGORIA TINTO FINO SECO

10.       Tannat – Vinícola Mioranza – Flores da Cunha (RS)

            Suzana Barelli, jornalista – Brasil

11.       Merlot – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)

            Carlos Bertolazzi, chef de cozinha – Brasil

12.       Merlot – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

            Nathalia Cirio, comunicadora e educadora – Brasil

13.       Cabernet Sauvignon – Vinícola Almaúnica – Bento Gonçalves (RS)

            Elba Hormazabal, enóloga – Chile

14.       Cabernet Sauvignon – Casa Valduga Vinhos Finos – Bento Gonçalves (RS)

            Flávia Quaresma, chef de cozinha – Brasil

15.       Teroldego – Vinhos Larentis – Bento Gonçalves (RS)

            Giovano Formenti, enólogo – Itália

16.       Tannat – Vitivinícola Jolimont – Canela (RS)

            Estela de Frutos – Enóloga - Uruguai

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário