quinta-feira, 11 de março de 2021

O polvo!

 

Mesmo com aparência assustadora esta iguaria é uma delícia! Saiba como prepará-la

 

Um dos animais marinhos que mais me fascinam é o polvo! Este octopus de 8 tentáculos lotados de ventosas me inebria desde a infância quando eu assistia a 20 mil Léguas Submarinas nas aventuras do Capitão Nemo.  Existem cerca de 700 espécies desta ordem de diversos tamanhos e habitats espalhados pelos oceanos tropicais. A palavra “polvo” vêm do grego “pól’ypous” e significa “muitos pés”. Quando sentem que o predador se aproxima, os polvos liberam um jato de tinta escura para despistar, além de atordoar seu perseguidor. A coloração escura da tinta deve-se a uma substância chamada melanina, enquanto que a irritação é causada pelas moléculas tirosinase, lisina e ácido aspártico. Os polvos são largamente utilizados na culinária em caldos, cozidos, grelhados, assados ou mesmo crus em sashimis e carpaccios.  E na receita de hoje é preparado na frigideira acompanhado de purê de batatas.

 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)
 
Um polvo inteiro com cerca de 1,5kg
800g de batatas brancas
150ml de vinho branco seco
1 dente de alho picadinho
Azeite de oliva à gosto
12 tomates cereja grandes cortados ao comprido
200ml de leite
Pitada de noz moscada
50g de manteiga
Pitadas de açafrão em pó
Sal e pimenta do reino à gosto

 

Preparo:

 

Limpe o polvo e ferva o mesmo por 45 minutos com um copo de vinho branco e um dente de alho. Deixe esfriar na água do cozimento por pelo menos uma hora. Escorra e seque com papel toalha. Reserve. Cozinhe as batatas em água fervente e amasse-as com um espremedor de batatas. Adicione a manteiga e o leite fervente e misture muito bem para fazer o purê, junte a noz moscada, o açafrão, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite de oliva e grelhe o polvo inteiro ou em partes e cuidando para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver quase pronto junte os tomates para grelhar. Sirva os tentáculos de polvo colocados no purê e acompanhados dos tomates grelhados.


Você sabia?

O polvo e a lula são diferentes entre si! Por vezes, a lula e o polvo podem ser facilmente confundidos devido ao formato semelhante do corpo. Isso porque ambas as espécies possuem em sua estrutura corporal oito braços ou nadadeiras. E na culinária as diferenças também: a lula tem carne borrachuda e elástica, enquanto o polvo é mais consistente e macio. 

O sabor dos pratos também tem características muito diferentes. O polvo costuma ser conhecido por ter carne de sabor mais marcante. Enquanto isso, a lula tem sabor bem mais suave ao paladar. Um detalhe importante para que ambos possam ser cozinhados é entender sobre seu tempo de cozimento pois se este passar ambas as carnes podem ficar duras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário