terça-feira, 16 de março de 2021

El Enemigo Cabernet Franc 2016 - de Gualtallary para o mundo!

 


Sem chance de ser mero modismo e sem dúvida que a casta Cabernet Franc ressurgiu com toda a sua força nesta última década aqui na América do Sul, principalmente no Brasil e na Argentina países de onde esta coluna já comentou diversos exemplares. No país hermano o enólogo Alejandro Vigil – leia-se Catena Zapata – é um dos caras que mais entende desta uva por aquelas bandas sendo que pelo seu trabalho e dedicação elevou a régua dos rótulos produzidos com  esta variedade e recolocou o CF num patamar de destaque na viticultura argentina somado ao empenho de mais um séquito de produtores entusiastas da casta em questão. Vigil elabora o El Enemigo Cabernet Franc 2016, produzido pela Bodega Aleanna (de onde é sócio em, conjunto com Adrianna Catena) vinhaço oriundo dos solos calcários de Gualtallary em Mendoza, de cor rubi violáceo intenso e profundo e leque de aromas aportados em frutas negras puxando groselha e framboesa além de violeta, tostado, leve herbáceo e pimenta preta. Boa esplêndida, seco e frutado, fino  e redondo e com álcool bem equilibrado, elegante, pleno, com taninos macios e ótimo retrogosto.

Trata-se de um varietal mas com aporte de cerca de 10% de Malbec.

Utiliza leveduras indígenas na fermentação e estagia por 16 meses em barricas de carvalho francês, sendo 20% novas e o restante de segundo uso. Alejandro trouxe antigos foudres alsacianos (barris) com mais de 1 século da Itália e os encaminhou para nova tostagem e remontagem em Mendoza.

O nome desta linha denominada El Enemigo sugere que “no final da jornada, lembramos apenas uma batalha. Aquele que nós lutamos contra nós mesmos, o inimigo original. Aquele que nos fez únicos”.

Sua melhor combinação gastronômica é com carnes vermelhas na brasa.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16 a 18oC .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário