terça-feira, 23 de março de 2021

Bouza Tannat B26 Parcela Única 2017 - um Tannat na sua essência!

 


Ao visitar pela primeira vez a Bodega Bouza, em Las Violetas, bem próximo de Montevidéu no Uruguai impressionou-me de imediato a qualidade em todos os detalhes produtivos e a agricultura de precisão utilizada que cataloga cada metro quadrado e praticamente cada videira em seus hectares cultivados. A Bouza antes de tudo é uma taça cheia ao enoturista que busca uma experiência rica e completa, reunindo passeio aos vinhedos, visita a vinícola, degustação e almoço harmonizado em seu ótimo restaurante. A família Bouza é originária da Galícia, na Espanha e se estabeleceu no Uruguai em 1955 sendo que em 2002 montou a vinícola que trabalha com qualidade e excelência e é uma das mais emblemáticas daquele país. Produz vinhos com as uvas e brancos Riesling, Albariño, Merlot, Tempranillo, Pinot Noir e claro, Tannat. 

O tinto Bouza Tannat B26 Parcela Única 2017 é um dos mais representativos da vinícola e leva consigo um séquito de entusiastas mundo afora. As uvas saem da parcela que dá nome ao lote, a B26, são colhidas somente a noite e madrugada para não ter diferença na temperatura até chegar aos tanques para fermentação. Esta parcela está próxima da sede da vinícola e dá origem a um vinho de profunda coloração rubi púrpura intensa com aromas amplos que trazem frutas negras com ameixa, cassis, mirtilo, framboesa e groselha, violetas, alcaçuz, café, tabaco e tostado. Na boca representa tudo aquilo que esperamos de um Tannat: corpo, estrutura, taninos potentes, secura e volume em boca, com amplo final. Um vinho quente pelo álcool abundante mas bem integrado com a fruta e a madeira. Agora já um excepcional vinho imagino com 10 anos de guarda como estará...

Amadurece por 17 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.

Faz um belo par com carnes vermelhas braseadas, rabada, ossobuco com polenta mole, javali no forno, preparos com coelho e queijos duros.

Possui 15,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18oC .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário