sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

A caipirinha de pitaya!

 

A pitaya é uma fruta exótica que pertence à família cactaceae e tem sua origem no México. O nome "pitaia" significa "fruta escamosa". Existem três espécies da fruta: a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e pitaya-vermelha (avermelhada por dentro e por fora). E se tem um alimento que está na moda atualmente, é a pitaya. A fruta se tornou uma constante em receitas e dietas de quem busca ter uma alimentação mais saudável. 

Também conhecida como fruta do dragão —porque tem a forma do olho desse animal imaginário —, ela já é cultivada em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, está cada vez mais na mesa dos brasileiros. Todo esse interesse decorre do fato de que dela se aproveita até o caule. Além disso, seus nutrientes têm feito da pitaya uma potencial aliada na prevenção e no combate de doenças. Versátil, ela pode ser consumida fresca ou seca, funcionando perfeitamente para aromatizar e compor sucos, drinks, vitaminas e até pode ser usada como corante e espessante naturais. Nos últimos anos, vários estudos científicos têm mostrado que ela parece ter efeitos benéficos nas seguintes situações: redução do colesterol; controle glicêmico no diabetes tipo 2; prevenção do câncer colorretal Fortalecimento das funções dos rins e ossos Melhora das funções cerebrais e da saúde ocular...

Provei uma deliciosa caipirinha de pitaya no restaurante Praia da Crena, em Ilha Grande no Rio de Janeiro e reproduzi em casa variando alguns ingredientes. A coloração deste drink é linda e o sabor espetacular, acompanhe.



Ingredientes:

Meia pitaya vermelha descascada e cortada em cubos

Suco de meia laranja de umbigo

Suco de um limão taiti

3 colheres de sopa de açúcar cristal

150 ml de cachaça preferencialmente envelhecida

Preparo:

Coloque a pitaya num recipiente e junte todos os ingredientes menos a cachaça e o açúcar. Esmague bem e em seguida junte o açúcar e com uma colher misture. Some a cachaça e novamente misture. Disponha bastante gelo numa taça e derrame a caipira por cima. Mexa e sirva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário